Este ano o voto em Divinópolis será por meio da biometria (Foto: Amanda Quintiliano)

Este ano o voto em Divinópolis será por meio da biometria (Foto: Amanda Quintiliano)

O fechamento do cadastro eleitoral – dia sete de maio – está próximo e a Justiça Eleitoral toma providências para que os eleitores não percam o prazo. Nessa reta final, todos os cartórios eleitorais do estado vão funcionar em regime de plantão nos finais de semana e no feriado de primeiro de maio.

 

Quem quiser tirar dúvidas antes de se dirigir ao cartório eleitoral pode ligar no Dique-Eleitor (148), que também funcionará em regime de plantão nos finais de semana e no feriado do dia do trabalho (1º de maio), das 8h às 17h. Durante a semana, o funcionamento é normal, das 7h até as 19h.

 

Devem ficar atentos ao prazo e aproveitar os plantões da Justiça Eleitoral os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que já podem votar nas eleições deste ano, e os maiores de 18 anos, que devem votar, sob pena de ficar em débito com a Justiça Eleitoral.

 

Além disso, o prazo é válido para aqueles que terão 16 anos completos no dia cinco de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2014. Os que queiram transferir o domicílio eleitoral para votar em cidade diferente de onde costumavam fazê-lo também podem aproveitar os finais de semana e o feriado para procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua nova residência, assim como aqueles que precisem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, por terem o título cancelado, e eleitores com dificuldade de locomoção que queiram votar em seções de fácil acesso.

 

É importante que todos aqueles que ainda tenham alguma pendência para ser resolvida nos cartórios eleitorais procurem resolvê-la o mais rápido possível, para evitar transtornos, como o enfrentamento de grandes filas. Esse ano, a um mês do final do prazo para alistamento, transferência e regularização, são atendidas cerca de mil pessoas por dia nos cartórios eleitorais de Belo Horizonte.

 

Documentação necessária

 

Para fazer o alistamento eleitoral, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Já para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.