A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou novo relatório de acompanhamento da dengue em Divinópolis. Foram registradas 860 notificações de casos de dengue no mês de maio deste ano e 130 em junho, números que indicam uma redução de aproximadamente 85% neste período. No ano, até o dia 16 de julho, foram notificados 4.581 casos da doença, com 3.177 confirmações. As notificações e confirmações de 2014 até o momento são inferiores aos números apresentados no ano passado, com índices de 6.885 e 5.973, respectivamente.
O Centro (337), Nossa Senhora das Graças (302), São José (191), Interlagos (142) e Niterói (139) continuam sendo os locais com maior número de notificações ao longo do ano. Entre os casos já confirmados, há apenas uma pequena mudança na colocação dos bairros: Nossa Senhora das Graças (261), Centro (257), São José (127), Niterói (114) e Interlagos (108).
Para o supervisor no controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Juliano Cunha , mesmo com a redução no número de notificações no mês de junho em relação ao mês anterior, a população deve continuar atenta no controle dos focos do mosquito transmissor.
“O fato de ter havido essa diminuição não quer dizer que não há mais o risco da doença. Quando é registrada diminuição nos casos, as pessoas deixam de lado os cuidados básicos e isso é sempre preocupante”, alerta.
Levantamentos da Semusa apontam que mais de 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Portanto, é de extrema importância a participação da população no controle de ambientes que favoreçam a proliferação do mosquito.