Apenas nos primeiros 15 dias do ano, o município registrou mais de 250 notificações; LIRAa apontará porcentagem de imóveis com foco do mosquito
Com risco de aumento de casos de dengue em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas, a prefeitura está intensificando as ações de combate a doença. Para se ter ideia, apenas nos primeiros 15 dias do ano, o município registrou mais de 250 notificações.
O número corresponde a 11% do registrado ao longo de todo o ano de 2023. Por isso, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito.
Prefeitara de Bom Despacho realiza ações
A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações. Além disso, promovem campanhas e ações educativas para conscientizar a população.
Em 2023, também aplicou o Fumacê em todos os bairros, realizou capina e roçagem da cidade, além da limpeza de seus lotes vagos. Mas é importante que a população faça a sua parte com a manutenção diária de ações preventivas, não deixando água acumulada e parada.
Casos de dengue em Bom Despacho em número
Em 2023 houve um aumento de 217% nos casos, sendo 230 confirmados de dengue e 44 de chikungunya. Além disso, 95% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão localizados dentro das casas dos moradores. Por isso é necessária a conscientização e participação ativa da comunidade no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
“Estamos diante de um cenário desafiador, com mais de 250 notificações. Portanto, é fundamental que a comunidade compreenda a gravidade da situação e a importância da colaboração de cada cidadão no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti“, destacou a Gerente de Vigilância Epidemiológica, Junia Sousa.
Sintomas de dengue
Caso o cidadão apresente dois ou mais sintomas ele deve procurar atendimento médico: de segunda-feira a sexta-feira, de 7h as 11h ou de 13h as 17h, em sua Unidade de Saúde. Após as 17h, sábados, domingos e feriados, no Pronto Atendimento da Santa Casa.
Saiba quais são os principais sintomas
- Febre alta > 38°C;
- dor no corpo e articulações;
- dor atrás dos olhos;
- mal-estar;
- falta de apetite;
- dor de cabeça;
- manchas vermelhas no corpo.
Como combater o Aedes aegypti:
- Eliminar a água parada de calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais.
- Fechar caixas d’água e
- jogar fora objetos que estão ao ar livre e possam ser reservatórios.