A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quarta-feira (09) o boletim de monitoramento dos casos de dengue na cidade desta semana. De acordo com os dados apurados, o número de casos notificados como suspeitos chegam a 1.633. Em 2015 foram registrados 130 casos no mesmo período de tempo, um aumento, portanto, de mais de 1000%.

Já os casos confirmados de dengue totalizam 136. Mas de acordo com o Setor de Epidemiologia da Semusa, responsável por inserir os dados no Sistema de Informações de Agravos de Notifação-Sinan, este número é bem maior já que existem dezenas de casos que aguardam confirmação.

O momento é delicado e a Semusa reforça a necessidade de todos colaborarem e eliminar de dentro das residências os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegyti, causador da dengue, febre zika e chikungunya.

“Se não houver a mobilização da população o combate nunca será completo. Neste período chuvoso que estamos devemos redobrar nossas atenções ou situação pode piorar ainda mais”, aponta o coordenador da vigilância ambiental da Semusa, Juliano Cunha.

Outras cidades, a exemplo de Divinópolis, tiveram a situação da dengue agravada este ano.