Prefeitura promove ação de saúde animal e alerta para os cuidados no pós-operatório
A Prefeitura de Divinópolis deu início às inscrições para o programa de castração gratuita de cães e gatos, uma ação voltada ao controle populacional e à promoção da saúde animal no município. A iniciativa, além de prevenir o abandono, também contribui para o bem-estar coletivo, sendo considerada uma medida de saúde pública.
De acordo com profissionais da área, a castração de animais tanto machos quanto fêmeas é um procedimento seguro e eficaz, que pode aumentar a expectativa de vida dos pets e evitar doenças graves. Além disso, reduz comportamentos de risco, como fugas e agressividade. Entretanto, o cuidado no pós-operatório é fundamental para garantir uma recuperação tranquila e sem complicações.
- Acidente entre ônibus e moto deixa homem ferido em Divinópolis
- Governo lança app para checar celular roubado
- Interdição parcial na MG-424 altera tráfego de Sete Lagoas a BH
- Professora agride aluno de 5 anos em escola de Lagoa da Prata
- Deputada denuncia prefeito de Divinópolis por publicidade de suplemento em prédio público
Castração: política pública em Divinópolis
Ainda segundo a Prefeitura, a castração gratuita em Divinópolis representa uma política pública essencial. Ala atua não só na saúde dos animais, mas também na prevenção de zoonoses e outros problemas relacionados à superpopulação de animais domésticos.
A administração municipal reforça o convite à população para que participe ativamente desta ação. Para isso, os interessados devem ficar atentos aos critérios de participação, divulgados por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Divinópolis.
Castração é segura?
A técnica mais tradicional de castração dura cerca de 30 minutos. Envolve a retirada das gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais. Logo, há a interrupção da produção de hormônios nestas regiões. Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva.
Os efeitos comportamentais da castração também são bastante importantes. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros, assim como menos agressivos. Além disso, a cirurgia pode reduzir o hábito de fugir e de urinar pelos cantos.
Vale lembrar que, apesar de bastante comum, a castração é um procedimento invasivo e, como tal, exige cuidados. Donos de cães e gatos devem ficar atentos, especialmente às boas práticas no ambiente cirúrgico.