Cavalo desacordado mobiliza Prefeitura de Divinópolis

Minas Gerais
Por -30/05/2026, às 14H53maio 30th, 2026
Prefeitura de Divinópolis

Animal recebeu atendimento e passará por avaliação veterinária antes de possível devolução ao proprietário

A Prefeitura de Divinópolis recolheu um cavalo encontrado desacordado na manhã desta terça-feira (30), na Rua Itaguara, em frente ao complexo onde funcionam a Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), a Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O animal estava preso a uma carroça e não havia nenhum responsável no local quando servidores identificaram a situação.

Atendimento imediato ao animal

Assim que perceberam o estado do cavalo, servidores municipais prestaram os primeiros cuidados. Com o auxílio da equipe, o animal recuperou os sentidos e conseguiu se levantar.

Em seguida, os profissionais encaminharam o cavalo para o pátio da Semag, onde ele permanece sob observação e acompanhamento.

Proprietário procura a Prefeitura

Pouco depois do recolhimento, um homem compareceu ao local e se identificou como proprietário do animal. Ele estava acompanhado da filha e solicitou a devolução do cavalo.

Segundo o homem, ambos haviam saído para ir a um comércio e, por isso, não estavam presentes quando o animal passou mal.

Moradores acionam a Polícia Militar

Enquanto a ocorrência mobilizava servidores municipais, moradores da região acionaram a Polícia Militar pelo telefone 190. A denúncia apontava uma possível situação de maus-tratos.

Diante do chamado, uma equipe policial esteve no local para verificar a situação e registrar a ocorrência.

Avaliação veterinária segue protocolos de proteção

Apesar da solicitação do proprietário, a Semag manteve a guarda provisória do cavalo. A medida segue os protocolos adotados pelo município para garantir a proteção e o bem-estar animal.

Agora, a médica veterinária responsável da Prefeitura, Dra. Liliane Dane Dias, realizará uma avaliação clínica completa. A análise verificará as condições de saúde do cavalo e definirá as providências necessárias.

Prefeitura reforça importância das denúncias

A Prefeitura de Divinópolis afirma que o recolhimento ocorreu para garantir a segurança do animal e assegurar o cumprimento dos procedimentos legais.

Além disso, o município destaca a importância da participação da população na proteção dos animais. Por isso, orienta moradores a denunciarem casos suspeitos de maus-tratos ou situações que possam comprometer a saúde e a integridade dos animais.