CCJ rejeita PEC da Blindagem que ampliava foro e exigia aval do Congresso para ações penais

Minas Gerais
Por -24/09/2025, às 14H26setembro 24th, 2025
Geraldo Magela

Senadores decidiram, por unanimidade, arquivar proposta que previa autorização prévia para processar parlamentares e ampliava foro privilegiado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3/2021), conhecida como PEC da Blindagem, que previa autorização prévia do Congresso Nacional para processar parlamentares em ações penais, além de ampliar as hipóteses de foro privilegiado.

O relator da matéria, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou que já existem instrumentos jurídicos para resguardar parlamentares de eventuais perseguições e que a ampliação das proteções seria injustificável. Ele citou como exemplo recente o caso do deputado Alexandre Ramagem, em que mecanismos legais já foram utilizados.

O senador Jorge Seif (PL-SC), autor de outra PEC que busca acabar com votações secretas no Congresso, afirmou que o texto aprovado na Câmara continha vícios insanáveis, como a previsão de voto secreto para autorizar ou não ações penais contra parlamentares.

Já o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), reforçou que a proposta era insustentável e não encontrava paralelo em outros parlamentos do mundo, especialmente pela previsão de ampliar o foro privilegiado para presidentes de partidos.

Com a rejeição no Senado, a PEC será arquivada.