CDL Divinópolis pede mais prazo para contribuintes pagarem IPTU

O pedido da entidade se estende a outros tributos municipais; Impacto econômico da pandemia é a principal justificativa

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) encaminhou um ofício ao prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo (PSC), solicitando que sejam revistas as condições de pagamento dos tributos municipais devidos por empresas e cidadãos.

Bom Despacho, Uberaba e a capital mineira, Belo Horizonte, são exemplos de cidades que facilitaram o pagamento dos tributos devidos pelos contribuintes, com prorrogação dos prazos e descontos expressivos, como medida em benefício dos munícipes.

Para a entidade, as dificuldades desencadeadas pelo longo período de restrições impostas ao comércio e prestadores de serviço em 2020, não serão reparadas somente com o retorno das atividades, o cenário ainda é desolador.

As restrições ocasionaram queda de faturamento das empresas, saldo negativo de empregos gerados e várias incertezas quanto ao futuro. De acordo com os dados do Caged, o comércio encerrou o ano de 2020 com 1227 demissões e 839 admissões, totalizando saldo negativo de 388 postos de trabalho. Já no setor de serviços foram 924 demissões e 773 novos empregos gerados, registrando saldo negativo de 151 empregos formais. Juntos, os setores contabilizam um saldo de 539 postos de trabalho a menos.

Portanto, para amenizar os efeitos da crise econômica e possibilitar um alívio aos empreendedores e cidadãos, a CDL Divinópolis solicita:

Concessão de moratória tributária aos contribuintes de Divinópolis/MG relativamente aos tributos Municipais (ISSQN, IPTU, ITBI) vencíveis até julho de 2021, inclusive parcelas de IPTU ainda não pagas, com concessão de carência para pagamento a partir de julho de 2021, sem juros e multas.

Criação de um programa especial de parcelamento de débitos tributários vencidos, com anistia de juros e multas.

Prorrogação de validade das certidões negativas ou positivas com efeito de negativas até julho de 2021.

Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas, essas ações podem trazer um impacto positivo às empresas e toda cidade.

 “Será um estímulo para continuar na batalha contra a pandemia, garantindo emprego e renda aos divinopolitanos e principalmente visando o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis”, argumenta o presidente.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.