Seis candidatos a deputado estadual participaram (Foto: Assessoria/CDL)

 

Seis candidatos a deputado estadual participaram do evento promovido em Divinópolis

Marcelo Lopes

Durante a noite desta quarta-feira (05), foi realizada a sexta e última bateria de debates promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) antes das eleições de outubro. Essa foi a segunda rodada com candidatos aos cargos de deputado estadual. Estiveram presentes Aristides Salgado (PTB), Bernardo Silviano (Novo), Juliana Sales (PHS), Luciano Antunes (PSL), Marcos Fonseca (PTB) e Rogéria Pimenta (PSL).

Guilherme Diniz (PSOL), não compareceu ao debate, mas justificou a ausência à organização do evento.

Debate

Durante o debate, foram postas parte das mesmas questões realizadas nos primeiros debates promovidos pela CDL. Pautas sobre o desenvolvimento de Minas, nos âmbitos econômicos e sociais, em temas como a estrutura na segurança pública, educação, desburocratização e o Hospital Público de Divinópolis, foram destaque novamente de discussões entre os postulantes da noite.

Para assistir o debate na íntegra, confira o vídeo abaixo:

Avaliação dos candidatos

Entre os seis candidatos presentes, todos tiveram uma avaliação em comum: o alto nível das discussões e a contribuição com a democracia.

Marcos Fonseca, candidato natural de Nova Serrana, disse que o debate foi importante para a colocação de propostas, para o voto consciente dos eleitores.

“Acredito que está no momento de se fazer uma mudança que precisamos na política, mas com propostas reais para resolver grandes demandas que temos em Divinópolis e toda região Centro-Oeste”, disse Marcos.

Luciano Antunes, natural de Pará de Minas, declarou que a experiência do debate foi de grande valia e exaltou os candidatos mais jovens.

“Fico feliz e satisfeito em ver várias pessoas novatas se candidatando e tentando mudar a política que se passa em nosso país. Me felicito em ver tão nobres candidatos, de vários partidos, mas os partidos não mandam e sim as pessoas e as propostas de cada um”, falou Luciano.

De Itaúna, Rogéria Pimenta também ressaltou o alto nível do debate e os temas discutidos no auditório da CDL.

“São pessoas incríveis com maravilhosas propostas e precisamos, efetivamente, implementá-las. A convocação que faço é que nós candidatos não fiquemos somente nos planos, mas que busquemos a realidade deles”, relatou.

Bernardo Brandão compactua com a discussão limpa ocorrida durante o debate.

“São candidatos com boas ideias, não houve ataques pessoais, partidários ou de ideologias. Conseguimos demonstrar o que pretendemos para Minas e também para Divinópolise toda a região”, disse o candidato de Belo Horizonte.

Juliana Sales, de Nova Lima, declarou que leva a experiência de que ainda existem pessoas que lutam pelo processo democrático.

“Espaços como esse são feitos para fomentar o diálogo, o respeito, que são base para isso. Fiquei muito feliz com o convite e este evento, onde pudemos apresentar nossas propostas e ideias para a região”, disse.

O divinopolitano Aristides Salgado, acredita que o debate foi um exemplo de aprendizado que dá mais valor à democracia.

“Acredito que o estado democrático e de direito é a melhor solução para todo o nosso país e este debate contribui com isso. O nível dos candidatos, das perguntas e a CDL, estão de parabéns. Somente a democracia é que pode agradecer a este evento tão importante”, finalizou.

Dever cumprido

A presidente da CDL de Divinópolis, Alexandra Galvão, disse ao PORTAL que após seis noites de debates, o sentimento foi de dever cumprido após propor diversas discussões para os eleitores.

“É um sentimento de que nós fizemos a nossa parte enquanto cidadão, contribuinte e também como eleitor. Mostrar, nesse momento de eleição que a democracia tem que prevalecer e o exercício do voto deve ser valorizado a cada dia”, finalizou.