Cefet-MG abre 2.160 vagas para cursos técnicos em 2025
(Foto: reprodução/ CEFET on twitter)

Veja como se inscrever e quais cursos o Cefet Divinópolis está ofertando

O Cefet/MG está com as inscrições abertas para o “Processo Seletivo para o Ensino Técnico 2024” até o dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é de R$60 e o pedido de isenção, conforme os critérios estabelecidos no edital, pode ser solicitado até o dia 30/8.

Para a Unidade do Cefet/MG em Divinópolis estão abertas 172 vagas para o primeiro semestre de 2024, sendo incluídas nesse total as três formas de ingresso: integrada, concomitância externa e subsequente. Também estão previstas 30 vagas, nas modalidades concomitância externa e subsequente, porém o início dos cursos será no segundo semestre de 2024. A aplicação da prova será no dia 22 de outubro.

Formas de ingresso

Na forma integrada, podem concorrer candidatos, que até a data da matrícula (janeiro/2024) tenham concluído o Ensino Fundamental. Nessa forma de ingresso, o estudante faz o curso técnico juntamente com o Ensino Médio no próprio CEFET-MG, no período integral (manhã e tarde), e com duração de três anos mais o estágio.

Na forma “Concomitância Externa” podem concorrer candidatos, que até a data da matrícula (janeiro/2024) tenham concluído a primeira série do Ensino Médio e estejam matriculados no ano de 2024 na segunda ou terceira série do Ensino Médio em outra instituição. Nessa forma de ingresso, o estudante fará no CEFET-MG somente o curso técnico, em período noturno com duração de dois anos mais o estágio.

Já na forma de ingresso “Subsequente” contempla candidatos que até a data da matrícula (janeiro de 2024), já tenham concluído o Ensino Médio, sendo que não há limite de idade para concorrer ao processo seletivo. Nessa forma de ingresso, o estudante faz somente o curso técnico, em período noturno com duração de dois anos mais o estágio.

Isenção

O prazo para solicitação da taxa de isenção se encerra no próximo dia 30 de agosto. Podem solicitar a isenção da taxa candidatos, que cursaram integralmente o Ensino Fundamental, do 1º ao último ano em escola pública ou bolsista integral (100%) em escola da rede privada. Também podem solicitar a isenção quem tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.