Programação conta com trezena, missas especiais, procissões, alvoradas e as tradicionais barraquinhas
Conduzida atualmente pelos padres Felipe Hector de Oliveira e Luís Carlos Amorim, a Matriz de Santo Antônio, localizada em Ermida, celebra um século de história, fé e tradição. A igreja completa 100 anos de sua conclusão e preparou uma programação especial para marcar a data, com o tema “Celebrando um século de fé e tradição”.
A festividade em honra a Santo Antônio e São Sebastião começa nesta sexta-feira, 31 de maio, às 19h30, com Santa Missa presidida pelo padre José Martinho Pereira, que contará com a participação da comunidade convidada da Mata dos Coqueiros.
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
- Menor é apreendido com drogas e celular em Nova Serrana
No domingo, 1º de junho, estão previstas duas missas, às 8h e às 19h30, dando sequência à tradicional trezena, que segue diariamente, sempre às 19h30, com a presença de padres e comunidades convidadas.
Além disso, a programação reserva um momento especial para o dia 8 de junho, com missa às 8h, seguida do tradicional Leilão de Santo Antônio às 10h, e encerramento do dia com missa às 19h30.
A véspera da festa, 12 de junho, terá início logo nas primeiras horas da manhã, às 5h, com uma alvorada e carreata, levando as imagens de Santo Antônio e São Sebastião pelas ruas da comunidade, em clima de fé, música e repique dos sinos. À noite, às 19h, haverá uma procissão com as bandeiras, acompanhada da Associação Musical Cajuruense, e, na chegada, a missa será presidida por Dom Geovane Luís da Silva.
O ponto alto da comemoração será no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, quando a alvorada se repete às 5h, seguida de missas às 10h e às 15h. À noite, às 19h, ocorre a procissão luminosa, animada pela Lira Monsenhor Otaviano, e, em seguida, missa solene com o levantamento da bandeira de Santo Antônio, encerrando este dia tão especial.
No sábado, 14 de junho, a festa continua com mais uma alvorada às 5h, missa às 10h, seguida de procissão com a presença da Lira e encerramento com missa festiva.
Vale destacar que, durante todo o período da festa, as tradicionais barraquinhas funcionam na praça da igreja, reunindo centenas de pessoas em um ambiente de confraternização, gastronomia e alegria, mantendo viva uma das maiores expressões culturais e religiosas da comunidade de Ermida.
Sobre a Igreja de Santo Antônio dos Campos
A Matriz de Santo Antônio dos Campos não possui um estilo arquitetônico definido, embora sua planta tenha seguido o modelo espanhol. O templo foi construído com muita dedicação, mesmo em meio às dificuldades da época, e não teve sua obra interrompida. Os recursos financeiros vieram principalmente de praças de animais e listas comunitárias, o que permitiu concluir a igreja em 1925, que desde então se tornou símbolo de fé da comunidade.
O primeiro pároco da Paróquia de Santo Antônio dos Campos foi o Reverendo Padre Josimas Gonçalves Cerqueira, que deu início a essa história centenária de devoção e amor pela fé.