Cemig orienta festas juninas sobre ligação provisória em Minas

Minas Gerais
Por -18/05/2026, às 18H27maio 19th, 2026
Agência Brasil/ Robson Vasconcellos

Companhia recomenda pedido antecipado para garantir energia em arraiais e quermesses

A Cemig orienta organizadores de festas juninas em todo o estado a solicitar com antecedência a ligação provisória de energia elétrica. A medida garante o fornecimento regular durante arraiais, quermesses e eventos comunitários em Minas Gerais.

Com a chegada de junho, cidades mineiras recebem milhares de festas. Esses eventos usam barracas, iluminação, palcos e equipamentos de som. Por isso, a companhia reforça a necessidade de planejamento.

Pedido antecipado evita problemas

Segundo a supervisora de Relacionamento com Clientes da Cemig, Isabel Aparecida Almeida, o pedido antecipado ajuda a empresa a analisar a demanda e preparar a rede.

“O pedido antecipado permite que a companhia avalie a demanda elétrica, realize os estudos técnicos necessários e disponibilize a infraestrutura adequada para o funcionamento do evento. Esse planejamento evita imprevistos e contribui para que as festividades ocorram de forma organizada”.

Após o pedido, a Cemig analisa a documentação e agenda a ligação. Por isso, quem organiza festas deve solicitar o serviço o quanto antes. A recomendação vale, principalmente, para junho, quando a procura aumenta.

Solicitação pode ser feita pela internet

Os organizadores podem solicitar a ligação provisória pelo portal oficial da companhia.

Cemig Atende

Além disso, a empresa também recebe pedidos nas agências presenciais.

Cemig alerta para riscos de gambiarras

A companhia alerta que ligações clandestinas colocam pessoas em risco. Além disso, essas instalações irregulares podem causar acidentes e prejudicar a rede elétrica.

“Quando o fornecimento é planejado e solicitado corretamente, conseguimos oferecer uma solução adequada para cada necessidade, trazendo mais previsibilidade para os organizadores e maior tranquilidade para quem participa das festividades”, afirma Isabel Aparecida Almeida.

Assim, a Cemig orienta paróquias, escolas, associações e comunidades a planejar a estrutura elétrica antes dos eventos. Dessa forma, as festas podem ocorrer com mais segurança e sem interrupções.