Companhia reforça compromisso com a conservação ambiental e práticas sustentáveis
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, será marcado por uma série de ações educativas promovidas pela Cemig ao longo do mês em Divinópolis. A iniciativa, realizada por meio dos programas EcoCiente e Peixe Vivo, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da água. Assim, destacando seu papel essencial para a vida, o desenvolvimento econômico e a manutenção dos ecossistemas.
As atividades abordarão temas como gestão da qualidade da água, práticas sustentáveis, bem como impactos ambientais, reforçando também a relevância desse recurso na geração de energia hidrelétrica, uma das principais frentes de atuação da Cemig.
“As iniciativas de educação ambiental da Cemig reforçam o compromisso da empresa com a preservação da água e dependem do engajamento social. Convidamos os moradores das cidades participantes a se envolverem nas atividades para promover o uso responsável e sustentável desse recurso natural”, afirma a bióloga Cíntia Veloso Gandini, da Cemig.
Dia Mundial da Água: Cidades participantes das ações educativas
Durante o mês de março, a Cemig realizará atividades em diferentes municípios mineiros:
📍 Lavras – 18 e 21 de março;
📍 Divinópolis – 21 e 23 de março;
– Quartel Geral – 26 e 27 de março;
📍 São Gonçalo do Rio Abaixo – 29 de março; e
📍 Belo Horizonte – 31 de março.
Conheça os programas Peixe Vivo e EcoCiente
Desde 2007, a Cemig desenvolve o Programa Peixe Vivo. Ele visa reduzir o impacto ambiental sobre a ictiofauna (conjunto de espécies de peixes de uma região). Ao mesmo tempo, conciliando a geração de energia elétrica com a preservação das espécies nativas. O programa investe em projetos de pesquisa e desenvolvimento, portanto, ampliando o conhecimento sobre os peixes e contribuindo para estratégias de conservação mais eficazes.
Já o EcoCiente, lançado em 2024, fortalece o compromisso da Cemig com as diretrizes ESG (ambientais, sociais e de governança). Conforme o programa, ele busca sensibilizar e capacitar diferentes públicos para disseminar boas práticas ambientais, promovendo a gestão sustentável no setor elétrico.
“A combinação dos programas EcoCiente e Peixe Vivo mobiliza comunidades e estimula soluções para a preservação da água. Reforçando o compromisso da Cemig com a sustentabilidade”, destaca Cíntia Veloso Gandini.
- Vereador de Camacho agride mulher com chutes e socos durante festa da cidade
- Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
- Complexo de Saúde São João de Deus realiza campanha de vacinação contra a gripe para seus colaboradores
- Operação resgata uruguaios em situação análoga à escravidão em Minas Gerais
- Enem 2025: Prazo para pedir isenção de inscrição é prorrogado até 2 de maio
1º Relatório de Desempenho do EcoCiente
A Cemig lançou o primeiro Relatório de Desempenho do EcoCiente, consolidando os resultados das atividades realizadas em 2024. O documento, elaborado em parceria com a Clam Meio Ambiente, apresenta dados sobre ações de conscientização, assim como capacitações voltadas para temas como queimadas e resíduos sólidos.
“O EcoCiente é um programa voluntário que, em pouco tempo, já trouxe impactos significativos. Esse relatório reforça o compromisso da Cemig com os pilares ESG, promovendo mudanças nos padrões de uso e consumo dos recursos naturais em Minas Gerais”, afirma Rafael Augusto Fiorine, gerente de Gestão Ambiental da Cemig.