Companhia orienta sobre ligações provisórias e cuidados com iluminação, palcos e enfeites religiosos
Durante as celebrações da Semana Santa, milhares de fiéis se reúnem em eventos religiosos por toda Minas Gerais. Para garantir a segurança de todos os envolvidos nas procissões, missas e demais atividades, a Cemig alerta sobre os cuidados essenciais com a rede elétrica, principalmente na montagem de palcos, sistemas de som e iluminação, além da instalação de enfeites em vias públicas.
De acordo com a companhia, ligações clandestinas de energia — os populares “gatos” — são proibidas. Isso configura crime e representa riscos graves como curtos-circuitos, sobrecargas, assim como incêndios. Por isso, de acordo com a estatal, a ligação provisória de energia deve ser solicitada com antecedência diretamente à Cemig, por meio do telefone 116.
Outras opções:
- canais digitais ou
- nas lojas de atendimento espalhadas pelos 774 municípios da área de atuação da empresa.
“Solicitar a ligação provisória é o único meio seguro e legal de garantir energia durante os eventos temporários”, reforça Rosano Figueiredo, supervisor de Relacionamento com Clientes da Cemig.
Instalações feitas por profissionais e segurança elétrica
Outro ponto importante: profissionais qualificados devem realizar a instalação de equipamentos elétricos. Isso inclui a fixação de luzes decorativas, sonorização e qualquer estrutura que envolva contato com a rede elétrica.
Durante a montagem de palanques, tendas e barracas, a recomendação é manter distância segura dos cabos de energia. Hastes metálicas, lonas ou objetos decorativos que toquem acidentalmente nos fios podem provocar choques elétricos fatais.
“A atenção aos detalhes na hora da montagem é fundamental para evitar acidentes”, destaca Figueiredo.
- Comitiva de autoridades brasileiras contesta Itamaraty após deixar Israel em voo fretado
- Audiência pública: Vereadores vão emitir nota de repúdio contra repasse da Uemg para a União
- Projeto “Mãos que Aquecem” confecciona e doa meias de lã para idosos em Carmo do Cajuru
- Senac implanta laboratório com manequim realista em Divinópolis
- Servidores de Bambuí iniciam greve por tempo indeterminado contra terceirização
Fogos de artifício e enfeites exigem atenção redobrada
A Cemig também alerta que não se deve usar fogos de artifício próximos à rede elétrica, assim como há proibição de lançar objetos ou instalar ornamentos nos postes da companhia. Em caso de ventania, por exemplo, os objetos podem atingir a fiação, provocando curtos e até interrupções no fornecimento de energia.
Além disso, não se pode usar arames metálicos na fixação de enfeites e qualquer ornamentação deve estar a pelo menos 1,5 metro de distância da rede elétrica. Conforme a Cemig, essa medida vale tanto para organizadores quanto para os responsáveis pelo poder público municipal.
“Fixar objetos nos postes da Cemig ou braços de iluminação pública coloca em risco tanto os instaladores quanto a equipe de manutenção”, alerta a companhia.
Emergências comunicadas à Cemig
Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, a orientação é ligar imediatamente para o número 116, que funciona 24 horas por dia. A Cemig reforça que a prevenção é a melhor forma de garantir um ambiente seguro para todos durante a Semana Santa.