
Celebração marca a renovação da missão sacerdotal e a bênção dos óleos
A Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade ou Missa dos Santos Óleos, foi celebrada na manhã desta quinta-feira (18), em Divinópolis. A celebração, tradicionalmente realizada na Catedral, atraiu cerca de 800 fiéis de várias cidades da região.
No itinerário da Páscoa, o caminho nos passos da paixão de Jesus se inicia na Quinta-feira Santa, primeiro dia do Tríduo Pascal. Nela, após recordar o gesto do lava-pés, é feita memória da Instituição da Eucaristia celebrando a instituição do sacerdócio ministerial.
“Essa celebração faz parte do nosso caminho na direção da Páscoa. Jesus quis que sua Páscoa continuasse, que sua Páscoa fosse até que ele voltasse: fazei memória mim”, explicou o bispo diocesano, Dom José Carlos.

Fotos: Diocese de Divinópolis
“Esta celebração recorda-nos a presença bonita, fecunda daqueles que fazem o que Jesus mandou fazer. Por isso é o dia que nós, sacerdotes, renovamos as nossas promessas sacerdotais, como quem diz: queremos continuar sendo de Cristo, queremos continuar fazendo memória dele no meio do nosso povo, somos ministros do nosso povo para leva-los a Jesus”, acrescentou.
A celebração também marca a bênção dos óleos, que são utilizados nos sacramentos da Crisma, Unção dos enfermos, Batismo, nas ordenações dos diáconos, dos presbíteros e bispos e na dedicação de altares e igrejas. Por isso também é chamada “Missa dos Santos Óleos”.