Vários parceiros participaram da apresentação do balanço (Foto: Divulgação/PMD)

Vários parceiros participaram da apresentação do balanço (Foto: Divulgação/PMD)

Com três anos em funcionamento, o Centro Municipal de Triagem de Divinópolis já recolhe 60 toneladas de materiais recicláveis por mês com a ajuda de 24 colaboradores. Os dados foram apresentados durante reunião dos representantes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Seplan) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis (Ascadi).

 

O Centro Municipal de Triagem foi criado e inaugurado há pouco mais de três anos com o objetivo de geração de emprego e renda aos catadores de material reciclável. No relatório, o grupo destacou as melhorias na estrutura física, utilizando hoje um espaço adequado, coberto, com divisórias para os materiais triados, refeitório, escritório e vestiários.

 

De acordo com Francisco de Faria Campos Júnior, servidor da Seplam e responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de coleta seletiva no município, 70% da cidade já é atendida pela coleta seletiva.

 

“No entanto, entre as dificuldades apontadas pelos cooperados, está a baixa qualidade do material recolhido. Infelizmente, as pessoas ainda misturam o lixo comum/ úmido com o que pode ser reciclado. Dessa forma, temos que trabalhar muito no sentido de melhorar a qualidade do material que tem chegado para a triagem e contamos muito com a população para isso” pontua.

 

A reunião foi realizada no Centro Municipal de Triagem e contou com a participação de parceiros, como o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) e a Gerdau . Na oportunidade, foram debatidos os avanços e desafios referentes aos processos de coleta seletiva no município.