Portal Centro-Oeste
O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Gasparini Terra, confirmou a instalação do “Centro-Dia” em Divinópolis, em resposta à solicitação do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) ao Ministério. O Centro acolherá pessoas idosas e com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, garantindo que as atividades de rotinas diárias dos assistidos tenham o acompanhamento adequado.
Em setembro, Domingos Sávio recebeu a gerente municipal de contratos e convênios, Angélica Pereira de Mattos Quadros, a assistente social da prefeitura de Divinópolis, Renata Luiza Palhares e o ex-vereador José Wilson (Periquito) para apresentar o projeto do Centro-Dia para o município, desenvolvido por eles, em parceria com os pais de alunos, clube de mães e diretores da APAE Divinópolis.
De acordo com Angélica Pereira, o Centro-Dia é uma necessidade urgente na cidade, visto que, em especial, as pessoas com deficiência, ao completarem 18 anos, ficam desassistidas nas suas necessidades, pois instituições como APAE e Helena Antipoff não atendem até a maior idade.
“As famílias que têm pessoas com deficiência e precisam de acompanhamento integral, ao passo que elas completam 18 anos, ficam desamparadas pelo poder público e o Centro-Dia vem de encontro para suprir essa carência”, esclareceu.
O parlamentar se reuniu com o Osmar Terra no dia 4 de outubro e apresentou o dossiê ao ministro que deu o aceite e pedido de prioridade.
“Estamos na etapa de apresentação de documentação e projeto. É um investimento de quase R$ 760 mil com uma contrapartida de R$ 170 mil por parte da prefeitura em forma de doação do lote onde será construído o espaço. Como representante de Divinópolis, fico muito feliz em ajudar a viabilizar esta importante conquista”, afirmou Domingos Sávio.
Centro-Dia
O Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência é uma unidade de serviço do SUAS vinculada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Seu objetivo é ofertar, durante o dia, cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. Oferece ainda um conjunto variado de atividades de convivência na comunidade e em domicílio com o objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social.