Amanda Quintiliano
A prefeitura de Jarapaíba confirmou nesta quarta-feira (08) que o macaco encontrado morto no dia 31 de janeiro estava contaminado com a febre amarela. O animal foi localizado próximo a curva do Veloso. Na região Centro-Oeste a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) investigava dois casos da doença, um era de Jarapaíba e o outro de Tapiraí.
Por meio de nota, a prefeitura da cidade reforçou que não há casos em humanos e que a secretária de saúde a partir de hoje (08) vai intensificar a vacinação em todo seu território, sendo priorizada a zona rural.
“Essa decisão foi baseada no tipo de ciclo que por enquanto ainda é o silvestre ou seja os casos de macacos mortos foram registrados em regiões rurais ou de mata. Porém todos os cidadãos podem procurar o serviço de saúde ( Unidade de saúde de Japaraíba e Capoeirão) para verificar sua situação vacinal e tomar a vacina caso seja necessário”, consta na nota.
Na região ainda há rumores da doença em outras 12 cidades, são elas: Araújos, Bambuí, Conceição do Pará, Córrego Danta, Estrela do Indaiá, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Medeiros, Moema, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade e Arcos.