Itaúna é a cidade escolhida para o lançamento da comunidade Libertas Valley Centro-Oeste. No próximo dia 24 de agosto, acontecerá o evento Decola, onde será formalmente lançada para toda a região o ecossistema criado para fomentar o empreendedorismo, inovação e tecnologia na região centro-oeste de minas. Uma parceria entre comunidade, universidades, poder público e entidades como Sebrae.

O movimento que cunhou a Libertas Valley se deu no início deste ano, através do grupo Jovens Empreendedores. Mensalmente, encontros periódicos ocorrem onde aproximadamente 30 jovens se reúnem para discutir empreendedorismo, inovação e startups.

A necessidade de incluir o centro-oeste no cenário de inovação que se criou em Minas, fez com que os jovens Ana Luisa, Bruno Praxedes, Marco Túlio Silva, Rafael Vilela, Victor Lara, Thiago Guimarães, Thiago Oliveira e Wendel Carvalho se mobilizassem para irem além destes encontros e então iniciaram um ecossistema na região para fomentar a inovação.

O nome Libertas Valley foi criado em alusão à bandeira de Minas e também pelo próprio significado da palavra. Somente em Belo Horizonte, hoje são mais de 300 startups. Em 2015 foi realizado um “censo” das Startups em Minas, e foram ouvidas 54. A idade média de fundação delas era de 3 anos, e somadas eram mais de 1000 vagas de emprego geradas e 200 vagas em aberto. A receita contábil destas startups em 2015 foi superior a R$170.000.000,00.

No centro-oeste, já são conhecidas mais de 10 em cidades como Arcos, Divinópolis, Formiga e Itaúna. Mas ainda faltava uma comunidade que reunisse estes grupos.

O propósito da comunidade Libertas Valley, é ser muito mais que um grupo de amigos e pessoas próximas que se ajudam mutuamente sem esperar nada em troca. A comunidade poderá atuar de várias formas para que as ideias de negócio que os jovens têm hoje, sejam aceleradas e que em breve se tornem uma startup e rapidamente uma empresa. São ações para disseminar a cultura empreendedora, programas de aceleração e até a busca por incubação a estas empresas. Além de atrair e reter no centro-oeste jovens talentos, que antes, sem apoio desistiam de suas ideias ou migravam em busca de recursos.

E no próximo dia 24 de agosto, às 19h29m no auditório do edifício CDE, em Itaúna, acontecerá o Decola. Na programação além do lançamento da Libertas Valley, haverá palestra com Gustavo, CEO do aplicativo Pro-Treino.  As inscrições podem ser feitas no link www.sympla.com.br/euvou e deverá ser entregue na entrada 01 litro de leite longa vida.

A Libertas Valley, é também uma cultura, uma nova forma de pensar. A cultura do colaborar, incentivar e compartilhar sem querer nada em troca. De torcer para que todos tenham sucesso. De acreditar que o empreendedorismo poderá trazer o resultado que buscamos para os jovens do nosso país.