Amanda Quintiliano

 

Fonte: IFDM

Fonte: IFDM

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) coloca Divinópolis em 7ª posição entre os municípios mais desenvolvidos do estado. No ranking nacional a cidade aparece em 117º lugar. Um índice abaixo aparece Pará de Minas. O município ocupa a 8ª posição em cenário estadual.

 

Divinópolis e Pará de Minas são os únicos municípios da região que aparecem entre os 10 primeiros colocados no ranking estadual. Respectivamente eles levaram notas, 0.8376 e 0.8332. O levantamento levou em consideração: saúde, educação e emprego/renda. Os municípios do Centro-Oeste desbancaram cidades como Poços de Caldas (9º), Belo Horizonte (22º) e Juiz de Fora (39º).

 

Quando analisado índices educacionais Divinópolis conquistou nota 0.8482; saúde 0.8588; e emprego e renda 0.8060. Pará de Minas também atingiu em todas as notas valor superior a 0.8.

 

Não muito abaixo das duas cidades já citadas aparece Formiga. A cidade também do Centro-Oeste ocupa a 12ª posição,

Fonte: IFDM

Fonte: IFDM

desbancando cidades de maior porte. Apesar de aparecer em posições abaixo de Divinópolis e Pará de Minas, a cidade conseguiu a maior nota em educação, 0.8926. Ainda no ranking estadual Arcos e Lagoa da Prata aparecem em 27ª e 28ª posição, respectivamente.

 

Em linhas nacionais, Formiga ficou em 167ª posição, Arcos em 251º e Lagoa da Prata em 255ª.

 

Índice

 

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

 

Alto desenvolvimento 1