Hoje, ser um produtor artesanal de cerveja no Brasil é quase uma missão de altruísmo e convicção. Isso porque os insumos da cerveja artesanal são, em sua maioria, importados.
Antonio Andrade
Com uma carga tributária de 60% de todo seu faturamento, nosso país conta com mais de 300 microcervejarias. Os cervejeiros artesanais produzem hoje no Brasil apenas 1% de toda cerveja consumida em solo nacional e apesar de terem uma produção em litros em tão pequena escala, são reconhecidos internacionalmente pela qualidade de seus rótulos, pela originalidade dos seus produtos e por reproduzirem técnicas milenares de produção de cerveja com primor.
A bandeira em prol de uma carga tributária mais justa a essas empresas já é levantada há anos, mas é nos próximos
dias que a proposta será votada na Comissão Especial do Supersimples do Congresso.
O processo consiste em três passos: caso seja aprovada, a ementa vai a plenário na Câmara, depois ao Senado, e então poderá ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
O presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Jorge Gitzler, destaca que o momento pede o apoio dos cervejeiros, distribuidores, donos de bares e lojas, blogueiros e consumidores, para que escrevam aos deputados, pedindo que estes votem a favor da causa.
Hoje, ser um produtor artesanal de cerveja no Brasil é quase uma missão de altruísmo e convicção. Isso porque os insumos da cerveja artesanal são, em sua maioria, importados. Com a desvalorização do real, os produtos em dólar sofreram um aumento expressivo, o que torna a produção da cerveja artesanal ainda mais onerosa.
Divinópolis tem tido um crescimento considerável de cervejeiros caseiros, mas é quase unânime a opinião de que é impossível se formalizar no mercado por causa das altas taxas.
A mudança no Estatuto da Micro e Pequena Empresa inclui ainda os pequenos produtores de cachaças, licores e vinhos no Simples Nacional, também chamado de Supersimples. O regime unifica tributos a partir de uma alíquota diferenciada e menor do que a cobrada das grandes empresas, caracterizando-se como um atrativo para a legalização de pequenos negócios.