As chuvas dos últimos dias e a queda de granizos em cidades da região, como em Bambuí colocou a Coordenadoria Estadual de Defesa Social em alerta. Uma recomendação foi encaminhada aos órgãos de segurança pública, orientando sobre o desencadeamento das ações previstas nos planos de contingência. O documento vale para o Sul, Triângulo, Centro-Oeste, Central, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A previsão para esta semana é de mais chuva para a região Centro-Oeste, segundo o Centro de Meteorologia PUC Minas, Tempo Clima. Em todas as regiões citadas acima deve haver acumulo de 120 mm de chuva. A preocupação é com alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis, na cidade nenhuma ocorrência desse tipo foi registrada desde o final de semana.
“Devem ser especialmente reforçadas as orientações para que as pessoas adotem comportamentos seguros. Dentro outros, não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas, abandonar suas casas residências preventivamente, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais”, consta na recomendação.
A Assessoria da Comunicação da Prefeitura disse que ao longo do ano várias ações preventivas foram realizadas, como vistorias em áreas de risco e bueiros foram desentupidos. Informou que em caso de qualquer incidente a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.