Cidade enfrenta instabilidade climática com risco de alagamentos, ventos fortes e quedas de energia, segundo o INMET
Nesta quarta-feira (16/04), Divinópolis na Região Centro-Oeste de Minas amanheceu sob forte instabilidade climática e há possibilidade de chuvas intensas.
Desde as primeiras horas do dia, nuvens carregadas dominaram o céu. Além disso, as temperaturas oscilaram entre 19°C e 27°C, aumentando a sensação de abafamento, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Vazamento de produto químico em empresa interdita rua em Divinópolis
- Adélia Prado: 90 anos de poesia que transborda o cotidiano e o sagrado
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica
- Ampliação da Escola Adolfo Machado entra no radar após pressão por vagas
- DNIT instala radares na BR-494 após série de acidentes graves
Ao longo do dia, pancadas de chuva devem ocorrer em diferentes regiões da cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm.
Chuvas intensas para Divinópolis e região
Por isso, o órgão emitiu um alerta laranja para tempestades. O aviso também inclui ventos entre 60 e 100 km/h, acompanhados de descargas elétricas.
Portanto, o risco de quedas de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica permanece alto.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça as orientações de segurança. Entre as recomendações, evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos perto de torres ou placas metálicas.
Além disso, em caso de tempestades, a população deve desligar aparelhos elétricos e manter distância de janelas.
Temporal
Uma forte atingiu Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, na tarde de segunda-feira (14/4), provocando diversos transtornos e exigindo mobilização da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, os órgãos atenderam a 16 chamados relacionados aos efeitos do temporal, incluindo alagamentos, quedas de árvores e comprometimento da rede elétrica.
No Centro da cidade, a Avenida Primeiro de Junho, no cruzamento com a Rua Paraíba, ficou alagada, dificultando o tráfego e a circulação de pedestres. Na Praça do Santuário, árvores caíram com a força do vento. Uma árvore também caiu e atingiu um carro na Rua Rio de Janeiro.





