Amanda Quintiliano

 

O ministro visito todos os novos laboratórios (Foto: Amanda Quintiliano)

O ministro visito todos os novos laboratórios (Foto: Amanda Quintiliano)

O ministro da educação, José Henrique Paim Fernandes esteve na tarde desta sexta-feira (11), em Divinópolis. Durante visita ao campus Dona Lindu, da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), ele confirmou apoio do Ministério da Educação para implantação de uma extensão da universidade dentro da Cidade Tecnológica. As instituições de ensino serão os pilares do complexo.

 

Paim disse que os campi da UFSJ já possuem ênfase tecnológica e que existe essa mesma preocupação em Divinópolis.

 

“Sem falar que existe também uma integração muito forte entre os equipamentos públicos, na área de saúde, de educação, com os municípios. Tudo isso nos faz crer que esse projeto vai contar com o apoio integrado com o município para que possamos transformar Divinópolis em um polo tecnológico”, comentou.

 

A afirmação foi durante a inauguração do novo prédio da universidade. São 24 novos laboratórios para os cursos de graduação – bioquímica e farmácia. Deverão ser atendidos 800 dos atuais 1,6 mil alunos matriculados.

 

Os laboratórios irão atender os cursos de farmácia e bioquímica (Foto: Amanda Quintiliano)

Os laboratórios irão atender os cursos de farmácia e bioquímica (Foto: Amanda Quintiliano)

 

“Quero destacar não só as instalações, os equipamentos, todo o trabalho que está sendo desenvolvimento, tanto na área de pesquisa como de ensino, mas principalmente o projeto pedagógico desse campus, que tem a grande virtude de ser um projeto temático, voltado para área da saúde”, disse, citando os cinco cursos de mestrados e os dois doutorados.

 

Investimento

 

De acordo com o diretor, Eduardo Sérgio da Silva, foram investidos R$ 15 milhões na construção do prédio e também

Após a visita houve uma pequena cerimônia (Foto: Amanda Quintiliano)

Após a visita houve uma pequena cerimônia (Foto: Amanda Quintiliano)

para equipá-lo. Além de atender a graduação, também irá beneficiar os alunos do mestrado e doutorado. Interação destacada pelo diretor do campus.

 

“O ganho para esses alunos é muito grande porque eles também estão participando da sua formação junto com os alunos de mestrado e doutorado. Além do professor da disciplina eles têm alunos de mestrado e doutorado ao lado deles”, destacou, acrescentando que há uma média de dois professores para cada laboratório.

 

Consolidação

 

A UFSJ integra um cenário de seis instituições de ensino superior na cidade. Um vetor consolidado. Mas, os ganhos não são apenas na área de educação. O reflexo também pode ser sentido nas unidades de saúde, principalmente na atenção primária.

 

“Na extensão da atenção primária temos parceria, também na urgência e emergência, na UPA-Central. Ficamos felizes de somarmos e cada vez mais interagirmos, agora vem a cidade tecnológica e já estou tratando da expansão de terreno”, comentou tratando a visita do ministro como uma oportunidade para fortalecer vínculos.

 

Os alunos atuam no Programa Saúde da Família prestando auxílio nos postos de saúde, além de também colaborarem nos atendimentos a urgência e emergência.