Cidades da região Centro-Oeste estão se preparando para a reabertura do comércio e da indústria. Em Carmo da Mata, a prefeitura e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acicam) divulgaram a realização de treinamentos. Os primeiros a receberem serão os lojistas. A medida integra o plano de ação para retomada gradativa das atividades.
“Para isso, todos os interessados em funcionar sob novas normas – associados ou não -, devem passar por um treinamento e adquirirem um certificado para operar neste período”, informou a prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Serrana iniciou nesta semana os treinamentos e capacitações com empresários, gerentes e colaboradores do setor de comércio e da indústria para a retomada das atividades comerciais no município, na próxima segunda-feira (06).
Profissionais de saúde estão orientando e passando informações sobre os meios de prevenção e hábitos de higiene dentro e fora da empresa, a fim de evitar a contaminação pelo coronavírus. Na segunda-feira (30), o treinamento aconteceu com os trabalhadores do comércio, na sede do CDL, e na terça (31), com os colaboradores da indústria calçadista.
A retomada das atividades econômicas em Nova Serrana, de forma gradativa foi decidida em reunião com o prefeito Euzebio Lago e os membros do Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde, no último domingo (29).
Plano de retomada
O prefeito de Itapecerica Wirley Reis determinou a elaboração do plano de ação para retomada do comércio na cidade. As atividades estão paradas desde o dia 20 de março. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (01), em reunião com o maior empregador do município, uma fábrica de calçados responsável por 1,7 mil empregos.
“Ele só reabre se o comércio voltar porque se produzir não terá para quem vender. É muito complexo. Uma cadeia”, afirmou o prefeito. A empresa é responsável pela geração de 1,7 mil empregos.
Apesar da determinação, ainda não existe uma data estabelecida para a liberação e ela deverá ser gradativa. Também serão seguidas todas as recomendações preconizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde.