Divinópolis foi uma das cidades afetadas pela chegada antecipada do inverno, marcando uma mínima de 10°C, a mais baixa do ano até o momento.
No primeiro dia de junho, as cidades do estado de Minas Gerais foram surpreendidas com a queda brusca das temperaturas. Assim, marcando um início precoce do inverno na região. A capital mineira, Belo Horizonte, por exemplo, registrou a menor temperatura de 2024 até o momento. Os termômetros marcaram 10,4°C na madrugada desde sábado (01/06), representando uma queda de 1°C em relação ao dia anterior.
Temperaturas baixas em cidades de MG
Além da capital, outras localidades também enfrentaram temperaturas mínimas baixas. Em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, os termômetros registraram 10°C na mesma madrugada. Contudo, as temperaturas mais baixas ficaram no Sul de Minas.
O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, atingiu uma temperatura impressionante de -0,4°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A chegada antecipada do frio também foi sentida em outras regiões mineiras, como Caldas e Maria da Fé. Por lá, as temperaturas mínimas alcançaram 1,8°C e 2,3°C, respectivamente.
Divinópolis
Segundo o INMET, em Divinópolis neste sábado (01/06), a temperatura promete uma máxima de 27°C, com poucas nuvens. No entanto, à noite, os termômetros despencaram novamente, mantendo-se estáveis em 10ºC. Já no domingo (02/06), as temperaturas no município continuaram a chamar a atenção, com mínimas previstas de 12°C e máximas de 26°C. Novamente sob um céu com poucas nuvens, conforme o Inmet.
Temperaturas baixas em torno de 10ºC
De acordo com o INMET, a tendência é que as temperaturas permaneçam baixas nos próximos dias, com mínimas previstas em torno de 10°C em algumas áreas. A previsão de pouca chuva durante o mês de junho sugere que o inverno poderá ser marcado por dias frios e secos em todo o estado.
- Acidente deixa três homens feridos em Itaúna
- Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, retorna com voos comerciais nesta segunda (11)
- Polícia Militar reforça segurança na capital mineira neste domingo (10)
- Novo conjunto habitacional será construído em Divinópolis, beneficiando 112 famílias
- Divinópolis está no campo de alerta para chuvas intensas durantes fim de semana
Presença de massa de ar frio e seco
A explicação para essa condição climática atípica reside na presença de uma massa de ar frio e seco sobre a região, conforme apontado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Essa condição não apenas reduz as temperaturas, mas também diminui a umidade do ar, contribuindo para a sensação de frio intensificado.