Skip to main content

Cimcal muda nome para Viveza

Reposicionamento foi planejado no intuito de modernizar a marca

Consolidada no mercado regional, com 56 anos de atuação, a Cimcal, maior rede de lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste de Minas Gerais, decidiu adotar um novo nome e uma identidade mais moderna que refletem o novo momento da marca: agora, as lojas adotam a marca Viveza.

“Em 2019, nós havíamos contratado uma consultoria especializada em estratégia de diferenciação mercadológica no intuito de entender melhor a evolução do mercado, visualizar lacunas e oportunidades de crescimento. Como resultado deste trabalho, decidimos fazer um novo posicionamento de marca, de modo que ela se tornasse mais jovem, mais moderna, humanizada e se conectasse com o real significado que a casa tem na vida das pessoas”, explica Túlio Greco Garcia, CEO do grupo Cimcal.

Ele conta que, inicialmente, a ideia era fazer o reposicionamento utilizando o próprio nome da Cimcal, buscando uma reestilização da logomarca. Entretanto, de acordo com os estudos que avaliavam a questão, compreendeu que o antigo nome já não representa mais a essência de negócio do grupo e, por isso, optou-se por adotar um novo nome, Viveza. “Quando foi criada, em 1966, a Cimcal vendia exclusivamente cimento e cal. Daí a origem do nome. Com o passar dos anos, expandimos nosso negócio e ampliamos nosso escopo. Passamos a comercializar também pisos, revestimentos, louças, metais, eletrodomésticos para cozinha, produtos para área de lazer, tintas e materiais hidráulicos”, explica Garcia.

O cenário pandêmico também teve papel fundamental e reafirmou essa necessidade de mudança. “Com a pandemia, muita coisa mudou. E uma das transformações que ficou mais evidente foi a forma como as pessoas se relacionam com a casa e seus ambientes. E a Viveza nasce justamente para comunicar essa mudança no mercado e na vida das pessoas”.