Déficit mensal é de R$ 1,2 milhão (Foto: Divulgação)

O Hospital São João de Deus paralisou os processos cirúrgicos de cardiologia e urologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já alguns pacientes de convênio continuam recebendo o atendimento normalmente. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da unidade nesta terça-feira (01). O serviço foi suspenso há cerca de 15 dias.

De acordo com a nota encaminhada pelo hospital, foi paralisado apenas o serviço de plantão de urologistas. Atendimentos para pacientes internados na instituição e convênios continuam sendo realizados. Além disso, os atendimentos de urologia oncológica permanecem normais, sendo os pacientes atendidos via Hospital do Câncer.

As dificuldades financeiras enfrentadas pelo São João de Deus são as principais justificativas para a paralisação parcial dos atendimentos das duas clínicas. A unidade não tem previsão de quando a situação deverá ser normalizada.

A reportagem tentou contato com o promotor, Sérgio Gildin, responsável pela intervenção, mas ele não foi encontrado para comentar o caso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), há 44 pessoas na fila aguardando cirurgia eletiva de urologia e nenhuma de cardiologia.