Com apenas dois leitos pediátricos, o município enfrenta crise na saúde com alta da demanda
A prefeitura de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas, decretou situação de emergência em saúde pública no município. Esta medida foi tomada em resposta ao aumento de casos por síndrome gripal, em especial no crescimento dos registros confirmados de dengue.
De acordo com o decreto, considerou-se o aumento de atendimentos por síndrome gripal no Pronto Atendimento do município durante os meses de abril e maio. Além disso, o atual cenário epidemiológico de Minas Gerais, onde se observa um aumento nos atendimentos, sobretudo na faixa etária dos menores de 9 anos, e tendo em vista o expressivo aumento dos casos de dengue em Cláudio.
A cidade conta com apenas dois leitos pediátricos, o que dificulta o atendimento, sendo outro fator para decretar situação de emergência.
Confirmações por dengue em Cláudio
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), até o dia 20 de maio, Cláudio já contabilizava 3.043 casos confirmados de dengue. Ou seja, um aumento de 41,60% em relação aos números do final de abril.
Este crescimento é ainda mais alarmante quando comparado ao ano anterior. Crescimento de 3,631% em relação aos casos de dengue registrados em todo o ano de 2023.
- Homem dispara armas de fogo no Vila Romana e termina preso
- PM apreende quase 80 munições em Nova Serrana
- Restrição de celulares nas escolas: como garantir a aplicabilidade da lei?
- Suspeito de estuprar e agredir ex-companheira é preso em Santo Antônio do Monte
- SP registra primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Solicitação: Ampliação de leitos
A partir do decreto, o município pode solicitar a ampliação de leitos pediátricos e ou converter adultos em pediátricos pelo SUS. O município já fez a solicitação para que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais disponibilize recursos necessários para a ampliação dos leitos na Santa Casa de Misericórdia.