Exame feito em laboratório terceirizado do município confirmou a doença

A prefeitura de Cláudio confirmou, nesta quinta (03), o primeiro caso de sarampo na cidade. O paciente, é um homem de 49 anos. A doença foi confirmada a partir de exame feito em um laboratório terceirizado pelo município.

De acordo com a prefeitura, ele procurou o Pronto-Atendimento apresentando sintomas característicos de sarampo. O médico prescreveu medicação para doença diante da suspeição e encaminhou o paciente para a avaliação de um especialista que solicitou exame para a confirmação do diagnóstico.

Assim que foi cientificada da situação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou os procedimentos de notificação formal, coleta de material do paciente e encaminhamento para o Laboratório do Governo do Estado, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

O protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde foi cumprido também na ação de bloqueio, que se refere à imunização de todos os contatos prolongados do paciente como familiares e colegas de trabalho.

Agora, o município aguarda o resultado do Laboratório do Governo Estadual confirmando ou descartando o diagnóstico inicial. 

“A vacina contra o Sarampo é distribuída gratuitamente e faz parte da rotina de imunização nas UBSs do Município. A doença, embora exija cuidados, dificilmente leva a pessoa que esteja sendo tratada a óbito”, informou o município em nota.

Em caso suspeito, o paciente deve procurar imediatamente o Pronto-atendimento. Mais informações sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda a procura da UBS de referência do cidadão.