Skip to main content

Clubes se reúnem nesta segunda-feira para tratar sobre a criação da Libra

By 19/05/2022Esportes

Os 23 times que divulgaram a carta-proposta para formação da Liga de Clubes Brasileiros na última segunda-feira (9) se reúnem hoje no Rio de Janeiro para um novo debate sobre o assunto. As possíveis novas decisões de hoje devem dar o tom sobre o encaminhamento do projeto aos clubes que já responderam com aceno positivo à formalização da liga.

As discussões entre o público em geral sobre a criação de um possível novo campeonato Brasileiro, a Libra, começaram no último dia 3, quando representantes de clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro se reuniram em um hotel em São Paulo para tratar sobre a criação da competição. Nesta mesma conversa, 8 times assinaram o documento de formalização da liga. Foram eles: Sport, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Ponte Preta e Santos.

Já na segunda-feira passada, 23 outros clubes assinaram um documento conjunto no qual reforçaram o interesse no desenvolvimento da Libra. O texto, no entanto, também ressalta a necessidade de união entre todos os clubes da Série A e Série B do Brasileirão, bem como compartilhava algumas premissas básicas de modelo para formalização da competição:

  1. Divisão de receita de 50% igualitário, 25% performance e 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis;
  2. Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;
  3. Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão.

A reunião desta segunda-feira (16) entre os signatários do documento antes estava agendada para acontecer no dia 12 de maio, na CBF.

Adesão Carioca

Na última semana, mais dois clubes de renome do futebol carioca aderiram à criação da Libra. Foram eles: o Vasco da Gama e o Botafogo.

Agora, o documento de formalização da nova liga passa a contar com o aceno positivo de 10 marcas, o que fortalece ainda mais as chances de que o projeto da Libra saia do papel.

Campeões Estaduais

A reunião desta segunda-feira, realizada pelos 23 clubes signatários da carta-proposta, conta com a participação de alguns dos campeões estaduais de 2022. Entre eles estão o Coritiba e o Fortaleza.

Além de ajudarem a desenvolver um debate que pode causar grandes transformações no cenário atual do futebol brasileiro, os campeões do Campeonato Paranaense e do Campeonato Cearense têm sido algumas das marcas nacionais pioneiras do esporte no mercado de ativos digitais.

Através da parceria com a Bitci Brasil, o Fan Token Coritiba e o Fan Token Fortaleza logo estarão disponíveis para comercialização, na plataforma da corretora multinacional.

Campo Digital

Movimentando a atenção de milhões de torcedores enquanto se prepara para a Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira também tem chamado a atenção no mercado dos ativos digitais, com a comercialização do seu fan token oficial.

O ativo da Seleção estreou com sucesso no mercado internacional, tendo o seu primeiro lote totalmente comercializado menos de 24 horas após o seu lançamento. O Fan Token Seleção chegará em breve ao Brasil através da plataforma da Bitci Brasil, parceira oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sobre a Bitci

Fundada na Turquia, em 2018, a Bitci é uma plataforma de negociação de ativos digitais. Bitcoin, Ethereum e Criptomoedas, que garantem segurança e rapidez aos usuários durante o processo de transação.

A plataforma realiza cerca 1,2 bilhão de transações diárias e atua fornecendo soluções para o mercado, produzindo tokens para as marcas e clubes com a BitciChain.do

A BitciChain, primeira rede blockchain integrada à bolsa de valores e plataforma de pagamento da Turquia, está sendo desenvolvida pela Bitci Teknoloji. A BitciChain é otimizada para fornecer a empresas e instituições a melhor adoção de blockchain.