Portal Centro-Oeste
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) retirou Divinópolis do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (Pirma), também conhecido como “Voe Minas”. Em operação desde agosto do ano passado, a linha Divinópolis/Belo Horizonte e vice versa teve apenas 79 passageiros.
Além de Divinópolis outras onze cidades integravam o projeto na primeira etapa: Curvelo, Diamantina, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa. A cidade do Centro-Oeste será substituída por outra com maior demanda.
A proposta inicial era de dois voos por dia, com saída pela manhã e pela tarde. Cada voo tem duração de 21 minutos, e aconteceria de segunda a sexta, com exceção das quartas, quando haveria apenas uma partida pela manhã do Aeroporto Brigadeiro Cabral até o da Pampulha.
As passagens eram comercializadas com preços variáveis entre R$ 160 a R$ 175. A aeronave era uma Cessna Grand Caravan 208 B com capacidade para nove passageiros.
Terceira etapa
Nesta terceira etapa também foram excluídos Curvelo, Muriaé, Patos de Minas e Ponte Nova. No lugar deles foram incluídos Almenara, Araçuaí, Araxá, Jaíba, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Salinas.
Em nota, a Codemig infirmou que “por meio do acompanhamento sistemático e da análise dos resultados do projeto na região, foi verificado que os voos de Divinópolis tiveram procura e ocupação insuficientes para manutenção do projeto na localidade”.
A companhia ainda afirmou que poderá reavaliar o retorno dos voos desde que a demanda garanta a viabilidade do projeto.