Foto: Divulgação

Referência na educação básica em Minas Gerais, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) é um dos que tem as vagas mais disputadas em todo o estado. Em algumas unidades, o número de pais a espera de uma cadeira para seus filhos, no primeiro ano do ensino fundamental, chega a 240.

O colégio compõe o Sistema de Educação Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais.  A prioridade é a educação dos dependentes de policiais e bombeiros militares, mas a comunidade civil também tem oportunidade de entrar na escola por meio do sorteio de vagas.

Ensino e disciplina

Além da qualidade de ensino, o Colégio Tiradentes chama a atenção pela disciplina. A filosofia do colégio é uma prática educacional que leva os estudantes a compreenderem a realidade social, os direitos e responsabilidades individuais e coletivas. Além disso, busca estimular a vocação para a carreira de policial militar.

“O colégio prepara o aluno para competir no mercado e para a vida, trabalhando não apenas o conteúdo pedagógico, mas também disciplina e valores, como respeito, cidadania e ética”, ressalta o coronel Alfredo José Alves Veloso, responsável pela Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (DEEAS) da PM.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Indicador

Um dos indicadores do nível de ensino do colégio é a alta pontuação conquistada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia os estudantes das etapas finais do ensino fundamental e médio.

No Ideb 2015, divulgado no último mês de setembro pelo Ministério da Educação, as 22 unidades do Sistema Tiradentes, que participaram da avaliação, tiveram média superior a do estado e acima da nota nacional. Para o coronel Alfredo José Alves o resultado comprova a tradição da qualidade do ensino do Colégio Tiradentes.

De acordo com a DEEAS, a nota do quinto ano do ensino fundamental I das unidades do Sistema Tiradentes variou entre 6,7 e 7,9 pontos, enquanto a média do estado foi de 6,1 e do Brasil, de 5,5.

A avaliação do nono ano também foi expressiva. A média de Minas Gerais foi de 4,6. A do país alcançou 4.5 enquanto que as unidades do Tiradentes tiveram pontuação entre 4,7 e 7,2.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Destaque

A unidade de Bom Despacho, região Oeste de Minas, está entre as escolas mais bem avaliadas no quinto ano do ensino fundamental I. A pontuação foi de 7.9.

O Sistema Tiradentes possui, atualmente, 24 unidades em todo estado, duas implantadas no ano passado. São cerca de 20 mil alunos, no ensino fundamental e médio.  Segundo o coronel Alfredo a demanda por vagas é muito grande e por isso existe um projeto da PM de ampliar o número de unidades no estado.