Funcionário da empresa responsável pelo serviço também alegam precariedade; Um dos caminhões tombou nesta sexta-feira (22)

Os moradores de Nova Serrana relataram, nos últimos dias, problemas relacionados ao serviço de coleta de lixo na cidade. A ausência do serviço, em algumas áreas do município, causou o acúmulo de rejeitos nas ruas.

Ao PORTAL GERAIS, os cidadãos também falaram sobre a falta da coleta na cidade. Uma moradora, do bairro Cidade Jardim, contou que não há o recolhimento no local há uma semana. Já uma outra entrevistada, que trabalha na região central e também não quis se identificar, relatou o seguinte.

“Aqui onde eu estou trabalhando no centro, o trem tá feio. As lixeiras estão dando até bichos. Hoje mesmo passaram, mas tinham dois dias que não passavam”, disse.

Morador do centro, Edson Freitas contou que até a manhã esta quinta (21), a quantidade de lixo presente na região onde mora era equivalente a dois dias sem o caminhão ter passado no local.

“Ontem, tinha muito lixo amontoado, mas durante a tarde, fizeram a coleta. Agora, próximo à Câmara Municipal, existem vários pontos que ainda tem rejeitos nas esquinas”, declarou.

Funcionários

Caminhão tombou nesta sexta (22) – Foto: Redes Sociais

As reclamações sobre o caso não ocorrem somente do lado dos moradores, mas funcionários também alegaram que os caminhões da Tribo, empresa que presta serviços à prefeitura estão com a estrutura prejudicada, estragando frequentemente e com pneus danificados. No vídeo abaixo, um trabalhador alegou que a jornada de trabalho também é precária.

“Pegamos serviço 7h da manhã e vamos até às 19h. Em muitas vezes, igual aconteceu comigo, sem horário de almoço. A firma não está dando uniforme, são poucos os que têm. Eles deram aviso para todo mundo. Venceu dia 10 e eles teriam mais 10 dias para acertar comigo e até agora não me deram nenhuma satisfação”, relatou.

Tal precariedade refletiu em tombamentos de alguns caminhões. Um dos acidentes foi registrado no bairro São José, nesta sexta (22) e nas fotos, é possível ver que os pneus estão carecas.

Prefeitura

Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (22), a prefeitura de Nova Serrana informou que reconhece os problemas recorrentes na coleta de lixo, nos últimos dias, de responsabilidade de empresa prestadora de serviços. 

O Município informou que nas últimas horas, os secretários municipais se reuniram com representantes da empresa responsável, com o intuito de buscar uma solução.

“A terceirização do serviço obedece à Lei federal 8666/93. Diversos problemas na execução dos serviços, nos equipamentos utilizados, entre outros previstos em contrato, foram notificados oficialmente à empresa terceirizada ao longo do contrato. Esclarecemos que as obrigações contratuais por parte do município, e principalmente o pagamento dos serviços de coleta de lixo do município de Nova Serrana está rigorosamente em dia”, declarou.

Além disso, a prefeitura informou que desta forma, baseado na Lei de Licitações Públicas e contrato vigente, a Prefeitura de Nova Serrana se compromete a resolver a situação de forma emergencial nas próximas horas.