Marina Assis

 

Com a chegada de dois bafômetros para a Polícia Militar de Divinópolis as operações de trânsito foram intensificadas. Em um mês, 166 veículos foram abordados, 41 retidos, 26 removidos. De acordo com dados da Polícia Militar, 12 condutores sem habilitação foram abordados, 13 motoristas não tinha licenciamento, seis foram presos por embriaguez e 11 por outros motivos. Também se somam ao balanço, 11 Carteiras de Habilitação recolhidas e 85 testes de alcoolemia realizados.

 

Só no último fim de semana, em Divinópolis, a Polícia Militar abordou 80 veículos, desses 40, dentre carros e motocicletas, foram apreendidos e removidos para o pátio do socorro. Sete carteiras de motoristas recolhidas e cinco pessoas foram presas.

 

Pelas ruas, motoristas têm aprovado a medida, dizem que as operações representam mais segurança.

 

“A fiscalização é muito importante para tirar das ruas pessoas sem consciência, beber e dirigir não é certo e quem faz uso desta prática perigosa ameaça sua vida e a de todos que passam por você no trânsito, seja como pedestre ou condutor. Sou caminhoneiro e vejo vários acidentes nas estradas por conta desta mistura perigosa, e quando vejo penso na dor das famílias, não quero que a minha passe por esta dor”, afirma o motorista, Elio Gonçalves.

 

As fiscalizações ocorrem em locais diferentes a cada dia.

 

Norma

 

O motorista autuados respondem por infração gravíssima, pagam multa de R$ 1.915,40, têm a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Se o teste apontar concentração de álcool igual ou superior a 0,34 miligrama, o ato de dirigir passa a ser considerado crime. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado de seis meses a três anos de detenção.

 

De acordo com a resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos. Os policiais deverão preencher um questionário indicando possíveis sinais de embriaguez — como, por exemplo, vômito, soluços, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação ou ironia.