Prefeitura de Divinópolis deixou acumular medições de cinco meses e CEF não fez repasse para pagamento da empresa
Com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ocorrendo a passos lentos na região do bairro Terra Azul, em Divinópolis, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (13/7), que os recursos travados na Caixa Econômica Federal (CEF) serão liberados para o pagamento da empresa responsável ainda essa semana.
Reconhecendo a lentidão, o parlamentar tratou o anúncio como “notícia boa”.
“Para vocês que estão ansiosos, impacientes e com razão, quero dar uma notícia boa. Por um lado vocês tem razão porque mais uma vez as obras que foram reiniciadas estão no ritmo lento, principalmente na parte de pavimentação”, afirmou.
Na sequência ele revelou que a prefeitura teve dificuldades que travaram o pagamento.
“Houve algumas dificuldades da prefeitura, talvez por ser início de mandato da atual administração, não vou ficar aqui jogando pedra, criticando, acho que as dificuldades impediram a prefeitura de mandar as medições para a CEF, elas se acumularam, obviamente, a empresa ficando vários meses sem receber, também tem dificuldade de tocar as obras”, explicou.
Em reunião com representantes do banco, Sávio afirmou que os recursos estão garantido e deverão estar na conta do município essa semana para pagar. O dinheiro será para quitar o serviço realizado entre janeiro a maio deste ano.
“Para você vê, acumulou vários meses, mas agora paga-se tudo que foi enviado para a Caixa, aí, seguramente a empresa terá condições de acelerar essas obras”, afirmou.
O deputado ainda disse que irá cobrar da prefeitura que envie as medições todos os meses.
“Porque mandando todo mês, todo mês sai o pagamento daquilo que foi feito e a obra continua. Não pode é mandar pagamento sem fiscalizar, sem conferir a obra, isso é importante para o recurso público ser bem utilizado”, comentou e finalizou:
“Lutei muito por essas obras, nunca desisti delas e não vou desistir agora que os recursos estão garantidos”.
Em maio o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho visitou as obras e já tinha garantido o recurso desde que as medições fossem enviadas.
O empreendimento, que estava paralisado desde 2014 e foi retomado em fevereiro deste ano, está com 64,4% de execução e alguns trechos já possuem funcionalidade. O sistema completo é formado por 44.850 metros de rede coletora de esgotos, 2.014 ligações domiciliares, 17.276 metros de interceptores, três estações elevatórias de esgoto, 25.327 metros de rede de drenagem e 34.202 metros quadrados de pavimentação.