Cerveja colorado Hicks Artesanais
Rapadura é o segredo desta IPA de Ribeirão Preto que você não pode deixar de degustar

hicks-cervejas-artesanais

Antonio Andrade

Cerveja colorado Hicks Artesanais

Rapadura é o segredo desta IPA de Ribeirão Preto que você não pode deixar de degustar

Quando você se senta em um bar e pede uma cerveja, parece não haver dúvida, você receberá uma cerveja ou um chope (na Alemanha a cerveja que se costuma servir em bares e restaurantes é o nosso chope. Cerveja fresca extraída do barril). Se estiver na Alemanha provavelmente receberá uma Pilsener, refrescante e amarga. Claro, depende da cidade, já que em Hamburgo é provável de você ser servido com uma Ratsherren ou Jever, que são cervejas com sabor do lúpulo. Se falarmos por marca, no Brasil, por exemplo, se você apenas pedir uma cerveja é bem provável que te sirvam uma Skol ou Brahma, no México uma Corona, na Colômbia uma Poker, nos EUA uma Bud Light e na Argentina com certeza você receberá uma Quilmes. Mas, afinal, quais são as melhores cervejas para se tomar em bar?

Bem, as acima citadas são as mais populares que são servidas quase que automaticamente em alguns bares em seus países, mas se você quiser experimentar ótimas cervejas por aqui mesmo e não sabe por onde começar, eu separei dez cervejas (com ótimos preços, não vai ter Deus nem Lust por aqui) que você definitivamente não pode deixar de tomar antes de morrer:

1º AMSTEL PULSE – Leve e refrescante, a Amstel é uma das mais famosas cervejas holandesas. A cervejaria garante que o processo de fermentação acontece devagar para atingir o perfeito equilíbrio entre sabor e refrescância.

2º GUINNESS – Uma das mais famosas cervejas do mundo, Guinness é mais que uma cerveja, é um estilo de vida. Produzida na pequena Irlanda, essa stout é de alta fermentação e tem uma coloração escura. O malte tostado oferece um distinto sabor entre o amargor e a doçura.

3º PAULANER ORIGINAL – A tradicional cerveja produzida em Munique é a alemã mais vendida no mundo. De baixa fermentação, tem uma cor dourada e o intenso aroma. Recomendada para consumir em dias quentes.

4º PILSNER URQUELL – Primeira cerveja pilsen no mundo. Produzida a 90km da capital Praga, a fábrica da Urquell é berço do estilo de cerveja mais consumido hoje no planeta. Em 1842, o cervejeiro Josef Groll criou uma fórmula de uma cerveja loira, límpida e suave, que rapidamente conquistou paladares pelo mundo.

5º DUVEL – Essa é uma famosa cerveja belga e mais consumida no planeta. Do estilo Belgian Golden Strong Ale, tem o amargor marcante e leve mistura de florais e lúpulo.

6º LEFFE BROWN – Eu amo toda a linha da Leffe, principalmente a Blonde, mas esta Brown chega a ser indecente. Medalha de ouro na categoria Dubbel, esta cerveja é produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe. Seu sabor robusto apresenta uma combinação entre seu pronunciado aroma de caramelo torrado e um toque levemente adocicado no final. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo.

7º COLORADO INDICA – Sou um apaixonado por Ipas e esta é realmente uma representante de respeito. Ela aposta em ingredientes brasileiros e produz cervejas artesanais premiadas em várias competições internacionais. A IPA em questão é de alta fermentação é elaborada artesanalmente com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura.

8º ROCHEFORT TRAPPISTES – Famosa cerveja belga, trapista, produzida pela Abadia de Notre-Dame de St. Remy. Ela está na lista de Melhores Cervejas do Mundo em 2013, elaborada pela Rate Beer, um site de avaliação colaborativa de cervejas. Altamente encorpada e complexa, possui coloração acobreada escura e intensidade licorosa e caramelizada, ligeiramente picante e com notas frutadas de ameixa e cacau.

9º WÄLS PILSEN – Com esse rótulo, a cervejaria de Belo Horizonte levou o ouro na categoria Pilsen e foi considerada a melhor da América do Sul em 2012, além de ganhar o prémio de cerveja do ano no 1º Concurso Brasileiro de Cervejas. Essa pilsen original tcheca de aparência dourada e com espuma aveludada é uma das poucas que conservam as características da receita original, com maior corpo e amargor.

10º – PACEÑA PICO DE ORO – Ouro no estilo Internacional Lager em 2012. De coloração amarelo-palha e aroma levemente maltado, é a cerveja mais consumida na Bolívia. A bebida tem um bom drinkability, é refrescante, e se assemelha aos rótulos pilsen consumidos aqui, porém com um gosto mais marcante. O fermentado ganhou fama por ser feito com água da Cordilheira dos Andes.