Mais um importante passo foi dado no sentido de fomentar a pacificação social, dentro da política de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário. Foi instalada na comarca de Santo Antônio do Monte uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus).
Em Santo Antônio do Monte, a exemplo do que ocorre em outras unidades, o Cejus irá concentrar as audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Além de Santo Antônio do Monte, integra a comarca, que é de primeira entrância, o município de Pedra do Indaiá.
O Cejus funcionará na comarca por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça e o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace), que já estava em funcionamento. Os atendimentos na fase pré-processual serão realizados na sede do Pace (Rua Tenente Eurípedes Leite de Oliveira, 66, Bairro Monsenhor Otaviano). Já a fase processual e o setor de cidadania funcionarão no 1º andar do fórum (Praça Getúlio Vargas, s/n ).
Cejus em Minas
A Resolução 692/2011, do TJMG, prevê a criação dos Cejus em todas as comarcas de Minas Gerais. A coordenação do Cejus fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin).
No Centro-Oeste já possuem Cejus as seguintes comarcas: Itaúna e Oliveira, além de Santo Antônio do Monte.