Seis cidades do Centro-Oeste irão receber as obras 

Portal Centro-Oeste

Fóruns com instalações modernas, funcionais, acessíveis e sustentáveis, que atendam à comunidade jurídica e ao cidadão. Com essa proposta, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Plano de Aceleração de Obras, tem investido na construção e reforma de vários prédios do interior e da capital. Dentre as regiões beneficiadas está a Centro-Oeste.

A abertura de novos editais de licitação para obras dessa natureza está prevista para este semestre. Estão em andamento as licitações das Comarcas de Araxá, Ituiutaba, Juiz de Fora e Conceição das Alagoas (reforma e ampliação).

Até junho de 2018 serão lançados os editais para abertura de licitação nas Comarcas de Cássia, Cambuí, João Pinheiro, Pratápolis, Itaúna, Pará de Minas, Itajubá, Três Corações, Machado, Carmo do Rio Claro, Lagoa da Prata, Piumhi, Cláudio, Monte Sião, Ibirité, Nova Lima, Cruzília, Miradouro, Ouro Preto, Diamantina e Peçanha.

Para até o final do ano, estão previstas as licitações para Carmo da Mata, Guaranésia, Itapagipe, Morada Nova de Minas e Varginha.

O plano, que se estende até 2024, visa intensificar a construção e a reforma de fóruns, utilizando recursos do Fundo Especial do Poder Judiciário. A iniciativa abreviou os fluxos para realizar construções e reformas em prédios do Judiciário por meio da adoção de arquitetura padrão de edificação e da priorização de projetos para terrenos já cedidos.

Os prédios usam sistemas construtivos que permitem maior flexibilidade do uso e elevada durabilidade geral da construção. Além disso, em obediência à lei, todas essas edificações novas são inteiramente acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Comarcas

Para Pará de Minas e Itaúna, foi selecionado um projeto com capacidade para abrigar nove varas, numa área construída de 7.050 m². O custo dessa obra, a ser finalizada em 720 dias, será em torno de R$27 milhões.

Empresas interessadas

As licitações para a realização de obras do Tribunal têm atraído um número cada vez maior de empresas interessadas. Nos últimos tempos, a equipe responsável observou um aumento nessa procura. Obras realizadas em Tupaciguara e Itapecerica atraíram, respectivamente, 38 e 41 empresas. A construção do novo Fórum de Araguari, comarca no Triângulo Mineiro, com licitação atualmente em andamento, despertou o interesse de 32 empresas. Outra licitação em andamento, para a construção do Fórum de Araxá, atraiu 29 licitantes.