Mais de 700 atletas se inscreveram para participar da 29ª edição da Copa Rural de Futebol de Divinópolis, que teve início nesse domingo (25). A abertura do campeonato foi realizada na comunidade do Choro. O chute inicial no centro do campo foi dado pelo prefeito Vladimir Azevedo, que ainda entregou bolas de futebol a cada equipe e ressaltou a importância da competição para a cidade.
“Sem dúvida, a Copa Rural é a maior tradição do nosso calendário esportivo e temos cumprido, a cada ano, essa tarefa com grandeza. É o momento de confraternização e integração das nossas comunidades rurais, por meio do esporte e entretenimento, reunindo atletas, seus familiares e amigos nesta festa plena e grandiosa”, comentou o prefeito.
O campeonato possui duas categorias, principal e aspirantes, cada uma com quatros chaves. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único, em que os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a próxima fase, já as demais passam por um sorteio para definição dos confrontos das quartas de final.
Além do troféu de campeão e o de vice, de cada categoria, os atletas ainda concorrem ao prêmio de melhor jogador, goleiro, atleta mais disciplinado e equipe mais disciplinada. A disputa será acirrada, já que o atual campeão, o time do Cacoco de Cima, vem em busca do bicampeonato. “Para nós, a Copa Rural é muito importante. É uma época que todo mundo gosta e o time tem se preparado”, contou o técnico Vagner Santiago.
Na cerimônia de abertura da Copa Rural 2014 ainda foram homenageados, pela categoria principal, Geraldo Majela Maia do Amaral, ex-goleiro do Guarani e ex-secretário municipal de Esportes, e pela categoria Aspirante, o servidor público Edson Luiz dos Santos, que acompanhou e atuou na coordenação técnica da competição por quase três décadas. No próximo domingo (01) a competição continua a todo vapor com a segunda rodada.