Emanuela Souza

Destruída em um incêndio há dois anos, a Capela do Bonfim de Itaúna será reconstruída pela Prefeitura de Itaúna em parceria com a Mitra Diocesana de Divinópolis, o Ministério Público, e outras entidades da cidade, a obra está avaliada em R$292.640,08. O patrimônio histórico tombado em 2006 ganhará locais novos espaços turísticos e culturais, além de arborização em seus arredores.

A previsão de entrega da obra é para janeiro de 2017, desde que não ocorram imprevistos climáticos. Em recente visita ao local, a assessoria de comunicação da Prefeitura constatou que o trabalho está a todo vapor, e que se tudo correr bem a obra será entregue na data prevista.

Até o momento, já foi realizada a reconstrução do coreto externo, a substituição das telhas nas casinhas no entorno da capela e todo serviço de marcenaria. Foi realizada também a montagem de andaimes para a reconstrução das paredes, que haviam sido comprometidas com o incêndio. A comissão organizadora do projeto está marcando uma reunião para resolver se serão colocadas telhas novas, ou telhas antigas para manter e preservar a imagem patrimonial da igreja.

O Incêndio:

Em 16 de outubro de 2014, a igreja começou a pegar fogo por volta das 00h23, constatou-se que o incêndio foi criminoso, mas os suspeitos ainda não foram encontrados. Foram necessários 10 mil litros de água para apagar o fogo, mas a destruição do patrimônio foi inevitável.