Comércio poderá abrir aos sábados em Divinópolis

Comitê de Enfrentamento à COVID-19 decide manter a cidade na “onda amarela”

Durante reunião que aconteceu nesta sexta-feira (11/09), os membros do Comitê Municipal de Combate ao novo Coronavírus discutiram a possibilidade da cidade de Divinópolis passar a ingressar a “Onda Verde”. Foi sugerido o aprimoramento das regras. critérios rigorosos foram levados em conta para a decisão. Diante dessa situação foi decidido que a cidade vai continuar na Onda Amarela.

Mesmo com a pontuação reduzida, os índices de Divinópolis a coloca em uma situação de alerta, pois a porcentagem de casos confirmados em relação ao número de pessoas testadas é de 26%, número considerado alto. Outro fator que assusta são os indicadores de avanço do coronavírus; eles apontam que o número de casos confirmados cresceu 15% em relação à semana anterior.

Na reunião do Comitê Estadual, que aconteceu na última quinta-feira (10/09), o Governo do Estado alterou de 15 para 12 a pontuação da microrregião Divinópolis, enquanto a Macrorregião Oeste diminuiu de 16 para 15 pontos. Apesar da pontuação permitir que o município possa ingressar na Onda Verde, o Governo do Estado recomendou que Divinópolis continue na Onda Amarela devido a situação regional.

Comércio poderá funcionar aos sábados

Ainda na reunião os membros do comitê decidiram liberar o comércio para funcionar aos sábados, de 8h30 às 13h. A decisão passa a valer a partir deste sábado (12/09). Mesmo com essa flexibilização as medidas de prevenção devem continuar. Fornecer, em locais estratégicos, álcool gel a 70% para clientes higienizarem as mãos; Verificar a temperatura dos clientes; Reforçar os procedimentos de higiene de todos os ambientes, como depósitos, sanitários e áreas de circulação; Higienizar balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadoras, máquinas de cartão, telefones fixos/móveis e outros itens de uso comum; Organizar as filas nos balcões de caixa de modo a manter distância mínima de segurança de 2 metros entre os clientes.

Funcionários que apresentem febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) deverão ser afastados do trabalho, retornando somente após o término dos sintomas.

Outras deliberações

O Comitê de Enfretamento a Covid-19 também deliberou sobre a questão do Auto Serviço (Self Service), que está liberado, desde que a pessoa esteja usando máscara e luvas na hora de se servir. Foi liberado o uso de copos de vidro nos estabelecimentos, desde que devidamente higienizados. Caso o consumidor solicite o copo descartável, o comércio deverá fornecer.

Nas feiras livres poderá ter a venda de pastel frito, biscoito e outro alimentos, mas não foi liberado o consumo no local. Deve ser embalado para consumo em casa.

Aulas

O comitê debateu sobre a questão da volta as aulas e nos próximos dias será analisado todos os pedidos das escolas da cidade.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.