Lojistas devem observar o cronograma de escalonamento adotado no município

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Divinópolis e a Acid, alinhadas com o Sincomércio emitiram, nesta sexta-feira (05) um comunicado orientando os associados quanto a possibilidade de abertura no feriado de 11 de junho considerando os Decretos Municipais.

O Código de Posturas do município de Divinópolis permite o funcionamento do comércio em feriados. O Decreto Municipal de combante a pandemia estabelece que seja respeitado o rodízio dos dias de abertura previsto na Tabela de Funcionamento de Atividades Empreendedoras de Divinópolis, bem como todas as normas de higiene sanitária estabelecidas.

Nessa medida, as empresas que pactuaram previamente “banco de horas” através de acordos individuais (art. 14 da MP/927) com seus empregados e, em relação àqueles que possuírem horas negativas (saldo a favor da empresa) geradas desde o mês de abril/2020, poderão acordar individualmente com o empregado, o trabalho no feriado de 11 de junho, até o limite da jornada diária normal, e limitadas também às horas negativas acumuladas no banco.

No mesmo sentido, poderão os empregadores pactuar com os empregados a utilização do feriado já antecipados através de acordos individuais. (art. 13 da MP 927).

É importante frisar, que apenas as empresas autorizadas a abrir pela Tabela de Funcionamento do Decreto 13.771/2020 poderão funcionar, no dia 11 de junho, observados os itens anteriores.

Os estabelecimentos interessados em funcionar nos citados feriados deverão formalizar o acordo de abertura e comunicar por escrito ou por meio eletrônico (e-mail, mensagem sms ou mensagem whatsapp) aos seus empregado sobre o trabalho com no mínimo 48 horas de antecedência.

As empresas integrantes do setor de Gêneros Alimentícios de Divinópolis que aderiram a convenção coletiva vigente que estipulou o regime especial de trabalho em feriados, ficando autorizadas a exigir trabalho de seus empregados nos feriados de 01 e 11 de junho de 2020.

Em qualquer caso, os associados deverão verificar a formalização documental junto as suas contabilidades e/ou departamentos jurídicos.