empregos divinópolis
Abastecimento de água será afetado em alguns bairros de Divinópolis (Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

O setor contribuiu para manter a estabilidade do número de posto de trabalho em Divinópolis; Contratações no setor da indústria despencam

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou nesta sexta-feira (29/12) a movimentação de emprego formal em Divinópolis. O Comércio equilibrou o saldo entre admissões e desligamentos, sendo 725 demissões e 878 contratações, com saldo positivo de 153 empregos.

De acordo com Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio), o Comércio manteve o número de postos de emprego formal. Na contramão, os outros setores apresentaram brusca queda nas contratações e alta nas demissões.

“Enquanto alguns setores estão desacelerando suas atividades no final de ano, em novembro, o comércio começa a acelerar as contratações para atender os clientes no Natal e no Ano Novo. E, isto, mantém a renda e o número de empregos. Demonstra a importância de um Comércio forte no município”, informou o presidente do SinComércio, Gilson Amaral.

Ele salientou também se tratar de uma importante contribuição do Comércio de Divinópolis para a economia local. É o segundo setor que mais emprega com estoque de 15.487 vagas, perdendo apenas para serviço (26.543). Em terceiro lugar está a industria com 14.186 postos de trabalho.

Empregos Divinópolis em vários setores

Em novembro, a movimentação do emprego formal em Divinópolis registrou uma grande queda no número de postos de trabalho nas Indústrias. Além disso, houve saldo negativo na Construção Civil. Cada um registrou o encerramento de 134 e 28 postos de trabalho, respectivamente.

O setor de Serviços, que liderou durante a maioria dos meses do ano, também apresentou uma retração nas contratações. Contudo, mantendo uma estabilidade entre contratados e desligados. Mesmo assim, encerrou o mês com saldo positivo de 37 contratações.

Na Agropecuária verifica-se uma estabilidade como em meses anteriores.