Foto: Amanda Quintiliano

Ambulantes querem que o município estenda o prazo para após as festividades de final de ano

Em atendimento ao pleito dos vereadores e integrantes da Associação dos Vendedores Ambulantes de Divinópolis, o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD), determinou a formação de uma Comissão Especial para acompanhar as negociações da possível mudança de endereço do Centro de Comércio Popular de Divinópolis, o Camelódromo Municipal.  O assunto foi discutido nesta terça (05).

A  ambulante Maria Inês Rodrigues Alves ocupou a Tribuna Livre pedindo apoio do poder Legislativo nas negociações com a prefeitura.

Com mais de 10 anos de existência, o Camelódromo Municipal está localizado na Rua São Paulo, no Centro, e é um espaço cedido pelo município aos vendedores. No último dia 08 de outubro, o governo notificou os ambulantes a desocuparem o espaço até dezembro, informando que o local é incompatível com a Lei Federal de mobilidade urbana.

Uma recomendação do Ministério Público (MP), de 2011, orientando a transferência do Camelódromo para outro espaço da cidade também reforço o pedido de mudança. 

“Entendemos que é preciso continuar com as negociações e, pelo menos, deixar os comerciantes e ambulantes no Camelódromo até o final do período de final de ano, onde as festividades acabam gerando uma importante renda para esses trabalhadores. O relato da Mari Inês hoje na Câmara foi um pedido de ajuda, de alento para encontrar uma melhor saída para todos que hoje tem no Camelódromo o seu sustento. Por isso, a comissão especial formada hoje já vai iniciou os diálogos com os ambulantes e a Prefeitura para acharmos uma agenda de trabalho e a melhor saída para os mais de 70 ambulantes que hoje ali trabalham”, afirmou a vereadora e presidente da Comissão Especial, Janete Aparecida.