Reuniões ocorrem a cada dois meses com objetivo de articular, fomentar e deliberar ações

Portal Centro-Oeste

O Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas se reuniu nesta quinta-feira (01/03) na sala de reuniões da Prefeitura de Divinópolis para tratar das ações em relação às comunidades terapêuticas, de acordo com as novas resoluções do Conselho Municipal sobre Drogas (Comad).

Participaram representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo, Secretaria-Adjunta sobre Drogas e o secretário de Saúde, Amarildo Sousa.

As Resoluções 02 e 003/2017 do Comad dispõem sobre o início e o encerramento das atividades de entidades denominadas de assistência psicossocial e a saúde aos portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependências químicas não especificadas anteriormente e sobre as diretrizes para apresentação, análise e aprovação de planos de trabalho e relatórios de atividades de entidades sociais de fins não econômicos.

As novas regras serão apresentadas às comunidades terapêuticas. Segundo a socióloga da Secretaria-Adjunta sobre drogas, Graziela Chagas, as resoluções têm como objetivo principal traçar o perfil daqueles que estão sendo admitidos nos serviços caracterizados como comunidades terapêuticas. “Bem como identificar a cidade de origem destes, pois até então não havia um mecanismo ou controle para tal. Com estes dados, futuramente poderemos realizar um diagnóstico mais preciso sobre os residentes que estão ou passaram por tratamento em nosso município”, destacou.

As reuniões do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas ocorrem a cada dois meses com objetivo de articular, fomentar e deliberar ações. Entre os assuntos discutidos, estão as resoluções do Comad, os desdobramentos da força-tarefa nas comunidades terapêuticas, o fundo municipal antidrogas, entre outros assuntos pertinentes às políticas sobre drogas.