Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito.
Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração ou que são pouco diferenciados, como frutas, legumes, cereais e alguns metais. Como seguem um determinado padrão, o preço das commodities é negociado na bolsa de valores e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda.
Muitas vezes a palavra commodities é sinônimo de matéria prima, porque são produtos usados na criação de outros bens.
Hoje o Brasil é um grande produtor de algumas commodities como café, laranja, petróleo, alumínio, minério de ferro, etc.
Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações.
As commodities podem ser dividas em quatro categorias: minerais, financeiras, ambientais e agrícolas.
As Commodities são uma forma de investimento, uma opção entre as tantas opções de investimento no mercado.
Fonte: Globo News Em Pauta