Veja quais os serviços públicos irão funcionar durante o ponto facultativo (6/4) e no feriado (7/4) em Divinópolis

A Câmara de Dirigentes Logistaws (CDL) de Divinópolis informa que na próxima sexta-feira (7/4), feriado santo (Sexta-Feira da Paixão), o comércio geral estará fechado.

Não havendo Convenção Coletiva entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores permitindo o trabalho na data, os estabelecimentos não devem funcionar.

Já no sábado (8/4), para atender a demanda que antecede o Domingo de Páscoa, os estabelecimentos comerciais que assim desejarem, poderão ampliar seu horário de funcionamento por até duas horas a mais, lembrando que estas horas poderão ser compensadas no prazo de até 06 seis meses, ou, pagas com adicional.

Para compensação em banco de horas as empresas precisam ter ACT – Acordo Coletivo de Trabalho, que cita tal compensação.

“Recomenda-se que as empresas entrem em contato com seus contadores e advogados para verificar sobre a utilização de banco de horas, pagamento e compensação de horas extras decorrente do trabalho além da jornada habitual”, orientou a CDL.

Comércio alimentício

De acordo com a convenção coletiva entre o Sincomércio e Sincomerciários, o comércio varejista de gêneros alimentícios que tenha aderido, como supermercados, poderão funcionar normalmente no feriado desta sexta-feira (7/4).

Serviço público

A prefeitura de Divinópolis e a Câmara não abrem nesta quinta-feira (6/4) e sexta-feira (7/4).

Veja o que funcionará nos dias 6 e 7 de abril:

Trânsito: Na quinta-feira (6/4) os ônibus circularão com horário de dias úteis e, na sexta-feira (7/4) o transporte coletivo será com horário de domingo e feriados.

Serviços Urbanos: O Serviço Municipal de Luto funcionará em horário normal nos dois dias. A coleta de lixo e a iluminação pública funcionarão somente na quinta-feira (6/4).

Saúde: Os setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e as unidades assistenciais (unidades de saúde, Policlínica, Cemas, Crer, dentre outros), não funcionarão na quinta-feira (6/4).
Os serviços que são considerados essenciais não sofrerão qualquer interrupção na prestação de serviço à população: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, Emergência de Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam).

Assistência Social: Funcionam o Serviço de Acolhimento e a Casa de Passagem.