Restrições de tempo injustificadas, microgerenciamento, pensamento fechado e dependência exagerada nem em incentivos financeiros reduzem a criatividade no trabalho. Então o que fazer para favorecer um ambiente de incentivo?
DÊ ESPAÇO
Prazos são importantes, cobranças demais não. Segundo o pesquisador de criatividade Arne Dietrich, memoria funcional e uma blindagem contra distrações são essenciais. Criatividade envolve fazer ligações de conceitos.
NÃO SEJA TÃO MINUCIOSO
Permita que os colaboradores tenham tempo livre; a motivação intrínseca leva á criatividade. Organizações como o Google oferecem tempo livre – e, em 1974, enquanto a empresa 3M funcionava nesse esquema, inventaram o post-it.
ABRA SUA MENTE
Ficar preso em um padrão de pensamentos linear hiperfocado pode adiar a descoberta de uma solução criativa. Como manter a mente aberta? Deixar a mente vagar periodicamente pode aumentar a chance de um insight criativo.
TOLERE A CRIATIVIDADE
Recompense o pensamento criativo promovendo as condições para tornar isso possível, não com incentivos financeiros. Tolere falhas ocasionais e dê espaço para os funcionários se manifestarem quando estiverem infelizes.