O educador financeiro reforça que o empréstimo consignado é mais viável que cheque especial e cartão de crédito (Foto: Arquivo pessoal)

Shaenny Bueno

O educador financeiro reforça que o empréstimo consignado é mais viável que cheque especial e cartão de crédito (Foto: Arquivo pessoal)

O educador financeiro reforça que o empréstimo consignado é mais viável que cheque especial e cartão de crédito (Foto: Arquivo pessoal)

Final de ano é o momento em que as pessoas mais buscam maneiras de limpar o nome e começar o ano novo no “azul”. Uma das formas encontradas pelas pessoas para pagar suas dívidas é o Crédito Consignado.

Essa linha de crédito tem sido uma opção muito procurada pelas pessoas e para tirar as dúvidas que rondam a modalidade de empréstimo, a reportagem do PORTAL conversou com o educador financeiro, Anderson Gonçalves.

“Ele é destinado aos aposentados e colaboradores de empresas (pública ou privada) que tem convênio com um banco, geralmente onde é feito o pagamento dos salários e benefícios. Para contratar esse tipo de empréstimo, você deve procurar o gerente da sua conta para solicitar o valor dentro da sua margem de crédito, definido pelo banco”, diz.

Anderson conta que o Crédito Consignado é uma boa forma de se quitar dívidas com juros altos, já que essa linha de crédito possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado.

“O Crédito Consignado é interessante quando você está com uma dívida, por exemplo, no cheque especial, cartão de crédito, ou outro financiamento cuja taxa de juros é maior do que a taxa de juros do Crédito Consignado. Em média, a taxa de juros do Crédito Consignado cobrada pelos bancos gira em torno de 2% a.m, nesse caso é recomendável que faça uso do Crédito Consignado para reduzir a taxa de juros”, recomenda.

Mas é preciso que a pessoa avalie sua situação financeira antes de pegar qualquer empréstimo, para ela não ficar cada vez mais endividada.

“Como todo crédito, o Crédito Consignado deve ser usado de forma consciente e é recomendável que faça um orçamento financeiro para saber a real necessidade desse crédito, motivo da dívida, e se terá condições de honrar com esse compromisso até o final, sem que prejudique outros compromissos financeiros da família, a tranquilidade no trabalho e estresse financeiro”, diz Anderson.

O educador financeiro orienta que as prestações do empréstimo não ultrapassem mais que 30% da renda.

“Vale lembrar a importância da educação financeira para que a pessoa entenda que será necessário readequar o padrão de vida com apenas 70% do salário durante o prazo de financiamento”, diz.

Ele salienta a importância de se fazer um planejamento financeiro para pagar e evitar contrair mais dívidas.

“Antes de sair fazendo empréstimo para quitar uma dívida, é necessário fazer um diagnóstico financeiro para saber com precisão quais são suas dívidas, taxa de juros e tempo restante. Dê prioridade para quitar as dívidas de valor (casa, carro) e em seguida aquelas que têm maiores taxas de juros. Somente fazendo um diagnóstico financeiro será possível saber de forma clara, qual o valor deve ser solicitado junto ao banco”, orienta

Confiança

A Global Cred oferece o serviço de crédito consignado. Antes do cliente fechar o contrato, é feita uma consultoria para ver qual é a demanda da pessoa. A proposta é conceder o crédito sem que pese no orçamento, evitando assim um endividamento ainda maior. 

global-site2